quinta-feira, 14 de julho de 2011

Estou Pensando em Trocar de Paciente

Hoje fiz o primeiro atendimento da cadeira de "Fonoaudiologia e Aprendizagem". A paciente venho acompanhada pela mãe com a queixa de troca de sons na fala e dificuldade de aprendizagem.

Uma colega me acompanhou no atendimento porque como não venho ontem, a professora pediu para que ela me observasse, só que esta colega conhecia a paciente porque foi triada por ela.

A história desta criança deve ser comovente e se digo isso é pelas hipóteses levantadas pela minha professora depois do atendimento.

Esta criança é do Rio de Janeiro e não me lembro de como agora, foi adotada por um casal aqui do Sul. Pois bem, fiquei sabendo segundo a minha professora e mais uma colega que a criança tinha família, mas acabou indo parar num albergue junto com o seu irmão que também foi adotado junto por este casal.

O que estou querendo dizer? Nesta disciplina estamos estudando sobre aprendizagem, mas há um ponto muito importante que é a nossa história pessoal inscrita no próprio "corpo" que é uma aprendizagem constante.

Se não vejamos, quando alguém nos pergunta sobre aquele tombo ou machucado poderemos descrever claramente a dor que sentimos. É como se fosse uma surra porque você pode ter até apanhado, mas nunca se esquecerá da dor que sentiu e o que isso implicou na sua vida.

Penso que com essa criança deva ter acontecido algo assim porque para ficar albergada não é por acaso, e parece (não estou certo disso) que apanhava.

Na anamnese, a sua mãe falou que a criança era distraída e que teria TDA (Transtorno de Déficit de Atenção) porque tem dificuldade de atenção e costuma "viajar". Além desta dificuldade ela tem problema de desvio, ou seja, troca de letras.

Se ela tem essas dificuldades é porque há "um bloqueio", quem sabe, por ter sofrido bastante, sendo que foi adotada quando já mais ou menos a noção do que acontecia ao seu redor.

Até tentei interagir com a paciente, mas a minha colega tirou de letra, leva mais jeito, fora que foi ela que fez a triagem da minha paciente e por isso estou pensando em passar o caso para esta colega e pegar outro.

Já combinamos que semana que vem a minha paciente não virá porque irá viajar e com isso observarei a minha colega atendendo, se me sentir mais a vontade com o paciente da minha colega aí nos iremos trocar.

Ficou evidente que a criança embora estivesse tímida na primeira consulta tenha ficado mais a vontade com a minha colega.

Estou vendo as possibilidades e semana que vem tomarei uma decisão se troco ou não de paciente.

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.