quinta-feira, 7 de abril de 2011

Apavorado e Preocupado


É amigos, ando preocupado demais com a faculdade, não estou reclamando, quero deixar isso bem claro e se escrevo isso é porque sei o quão difícil é estudar, ainda mais tendo que fazer oito cadeiras.

Já escrevi anteriormente que quando conto a respeito do número de disciplinas que estou fazendo, as pessoas ficam apavoradas e não tem como não se apavorar. Que nem hoje quando encontrei uma conhecida e contei a respeito das cadeiras que estava fazendo.

Nesta semana voltei a ficar desanimado e isso se deve porque ao invés de enxergar uma esperança quanto à aprovação em todas as cadeiras, só consigo pensar no pior.

Ontem foi um daqueles dias complicados porque tive que dar prosseguimento na avaliação fonológica de uma paciente. Vou tentar explicar melhor. A AFC (Avaliação Fonológica da Criança) é um dos tipos de avaliação que ajuda averiguar se a criança tem problemas de troca de letras na fala e ele se dá através de imagens e um protocolo. Por exemplo, aponto para um desenho e pergunto pro paciente o que ele vê e aí ele fala carro. É importante observar se ele troca o /r/ pelo /l/ como faz o "Cebolinha".

Só que na avaliação eu tinha que fazer o paciente falar a palavra "dirigir" e no desenho tinha um carro e eu estava com dificuldades para dar "aquela pista" e aí a professora (coordenadora do curso) entrou no consultório.

Fiquei nervoso porque ele começou a me mostrar como era para fazer, a mãe estava junto com o paciente, imaginem a vergonha que senti.

Ela até "brincou" com a mãe do meu paciente perguntando:” Se tivesse que dar uma nota para o estagiário, quanto ela daria? A mulher ficou sem jeito e eu tentei disfarçar a vermelhidão do meu rosto.

A professora saiu e eu terminei de fazer a AFC.

Depois da aula fiquei pela faculdade, vim para o blog, mas não sabia o que escrever, ou como me expressar. À noite tive aula de "Embriologia Aplicada a Histologia", é uma cadeira de dois créditos, mas tanto eu como outra colega de curso somos obrigados há ficar quatro horas dentro da sala de aula ouvindo um monte de baboseiras que nada tem a ver com a fono. O professor que dá esta cadeira é uma pessoa bacana, inteligente, porém as aulas dele são chatas, as primeiras até que foram legais. A metodologia de ensino dele é passar figuras sobre o desenvolvimento embrionário e falar em cima das imagens. Se nós quisermos material para estudar, a única alternativa é pegar um bom livro ou anotar as palavras-chaves e pesquisar na internet. A aula do professor de embrio é muito dinâmica e para conseguir acompanhar é preciso ter raciocínio rápido.

Olha, só sei que no intervalo a minha colega e eu nos olhávamos apavorados e combinamos de ir embora juntos, até porque ela me dá carona até o centro para que eu poupe uma passagem.

Arrumamos as nossas coisas e saímos da sala. Eu apenas falava: Meu Deus do céu! Que filme de terror!

Enquanto saiamos conversávamos apavorados sobre a aula e a nossa dificuldade. Disse para minha colega que as aulas do professor de "embrio" são ruins porque ele não dá textos, slides como os outros professores dão e isso na hora de estudar conta bastante.

Hoje também passei por alguns episódios, pela manhã, na cadeira de Lgg II a professora me cobrou as orientações de gagueira que havia esquecido, depois comecei a fazer a Anamnese de outra paciente que irei atender. Em relação ao outro paciente, posso dizer que me senti mais a vontade quando conversei com a mãe da paciente com suspeita de gagueira, fiz a coleta de dados e logo após voltei pra sala para assistir a aula de "Neuroaudiologia" com a mesma professora de gagueira. Ela me "cobrou" o conteúdo da aula e disse que eu precisava estudar mais e saber toda a matéria. Juro que se tivesse coragem, diria:

- Professora, estou na corda bamba, com a corda no pescoço, praticamente estou morando na faculdade e quando chego as 23h00min em casa tudo o que mais quero é dormir e descansar, talvez, quem sabe eu tome umas "bolinhas", daí sim ficarei acordado de noite estudando.

Outra coisa que diria é que ando tão ocupado que não tenho tempo nem de fazer a barba.

Enfim, ouvi tudo. Ainda fizemos uma lista de avaliação que teremos que fazer com os nossos pacientes. Sobre as avaliações, vou ter que pedir auxilio para as colegas porque não sei porcaria nenhuma. Parece que a gente tem que saber todas as coisas no mesmo dia. Que absurdo! Tá Foda!

Abraço a todos!
Sigo na luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.