segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Estou Lutando Para Arranjar Emprego

Hoje foi um dia cheio para mim. Andei por toda cidade e deixei alguns currículos por aí. Caminhei bastante e espero que este esforço seja recompensado.

Estou na luta tentando vencer esta batalha que é arranjar um emprego porque a partir disso tenho a mais absoluta certeza de que minha vida mudará, a minha auto-estima se elevará e também começarei a me sentir mais útil.

O bom dessas caminhadas que estou fazendo é que já emagreci cinco quilos, pois pesava noventa e cinco sendo que como tenho um metro e oitenta não aparento uns quilinhos a mais.

Mas voltando ao assunto a respeito da minha busca incessante por um emprego. Ao falar para o meu pai que iria nas agencias de empregos e em alguns lugares para distribuir currículos, ele me perguntou se eu conseguiria conciliar trabalho com os estudos, meio inseguro respondi que sim e depois sai.

Fui caminhando até o centro e lá passei por uma rua que aqui em Novo Hamburgo é popularmente conhecida como a rua dos calçados por causa da quantidade de lojas que tem do segmento. Pois bem, em uma dessas lojas vi um cartaz no qual dizia que a loja estava precisando de vendedores, não pensei duas vezes e entrei, cumprimentei um vendedor perguntando se poderia deixar o meu currículo e ele me encaminhou para uma moça que me deu um questionário no qual deveria preencher os meus dados pessoais e também responder perguntas do tipo: porque mereço a vaga, o que é comprometimento, qual a minha maior qualidade e o meu maior defeito.

Minha cabeça não conseguia pensar, estava bloqueado não sabia o que escrever, fui na base do "enrolation" e em seguida fui para a segunda página a onde me deparei com algumas "histórias matemáticas" fazendo me lembrar dos tempos de colégio. Peguei o celular e comecei a calcular para achar o resultado de cada questão e marcar a resposta certa na folha.

Nestas alturas do campeonato me indagava porque de ter entrado nesta loja, mas não poderia sair correndo e sim teria que terminar de preencher o formulário, vai que dá "uma zebra" e sou chamado. Era mais ou menos isso que estava pensando.

Terminada as questões matemáticas fui para a terceira e última folha, nela deveria "vender a minha imagem" desenhando ou escrevendo. Olhando aquele espaço em branco não me passava nada na cabeça de como poderia me descrever e aí do nada me descrevi através de um poema tosco que nem me lembro agora.

Conclui tudo e entreguei as folhas para um rapaz que estava próximo do caixa, ele pegou mais alguns dados meus e disse que se eu for selecionado serei chamado (até rimou).

Saí da loja de calçados e rumei para as agências de empregos para ver as vagas de trabalho. Me interessei por duas. A primeira para promotor de vendas de uma operadora de celular e a segunda para operador de loja de um hipermercado. Feito os encaminhamentos para estas vagas, fui até o shopping e lá passei em uma loja de roupas para me informar quando poderia deixar o meu currículo lá e fui informado que na quarta-feira poderia retornar das 14h00min às 16h00min. Depois do estágio de fonoaudiologia hospitalar poderia passar lá.

Saindo do shopping me dirigi até outro hipermercado para preencher ficha antes de ir no outro em que fui encaminhado. Confesso que depois que preenchi a ficha de emprego, alimentei uma certa expectativa de conseguir emprego, ainda mais quando fui chamado para responder umas perguntas. Até ai tudo bem! Só que ao falar dos horários em que faço faculdade a coisa ficou bem mais difícil e impossível.

Ao sair do hipermercado e me dirigir ao outro, já estava me sentido um pouco abatido por causa da dificuldade de arranjar uma ocupação no mercado de trabalho.

Não poderia deixar me abater pela tristeza e continuei a minha caminhada até o outro estabelecimento que é um mercado de um grupo português e que a apresentadora Ana Maria Braga da Rede Globo sempre faz propaganda.

Cheguei lá e fui encaminhado para uma "sala de espera". Olha, posso dizer que fiquei espantado com o que vi porque aquilo não era uma sala de descanso e sim uma sala de tortura. Tinha dois sofás velhos e rasgados, várias cadeiras manchadas de sujeira e uma tevê a onde o pessoal assistia à novela do "Vale a Pena Ver de Novo". Esperei uns vinte minutos e nada de ser chamado, a minha paciência estava indo para o espaço. Resolvi sair dali e perambulei como se fosse "uma criança hiperativa" até que uma moça me atendeu e expliquei as atribuições do cargo de operador de loja.

Conforme ela ia descrevendo as funções do cargo, eu tentava disfarçar o meu espanto porque teria que trabalhar de segunda a segunda feito escravo, teria folga uma vez por semana, salário de R$ 595,00, vale transporte e plano de saúde. Acho que teria que ter um plano funerário mesmo por causa da pouca flexibilidade dos horários, ou seja, dificilmente poderia dar as "minhas voltas" nos finais de semana e teria que sacrificar o domingo que passo religiosamente com a minha mãe.

É, estava enxergando que "aquilo ali" não era pra mim e fui embora dando continuidade a minha caminhada em busca de um lugar ao sol.

Pelo menos tenho um "trunfo" ainda que seja a vaga para promotor de vendas de uma operadora de celular basta rezar e esperar que entre em contato comigo.

E outra oportunidade seria a de trabalhar como operador de telemarketing novamente, pois tem uma empresa aqui de Novo Hamburgo que está contratando gente jovem e sem experiência e pelo menos eles oferecem salário, coisa que não tive na última empresa em que trabalhei. Foi um mês, tudo bem que estava em treinamento, mas com que vontade e espírito eu iria poder trabalhar se não ganhava nada para ficar mais de seis horas por dia fazendo ligações e tentando vender o produto. Pretendo me informar a respeito desta vaga e se contratarem logo como diz o anúncio, acho que toparia trabalhar nisso de novo se bem que a profissão de operador de telemarketing é uma das piores do mundo, se não a pior, quem trabalhou com isso sabe muito bem o que estou dizendo.

Então, depois deste "jornal" que escrevi posso dizer que a luta continua para conseguir achar um trabalho. Vou esperar até a primeira quinta do mês de outubro porque daí poderei me inscrever na faculdade em que estudo para trabalhar lá. Seria ótimo se pudesse trabalhar lá, porque conseguiria conciliar o estudo com o trabalho e fora que teria vários benefícios como, por exemplo, desconto nas cadeiras do curso.

Enfim, acho que estou fazendo a minha parte, esforçando-me para arranjar emprego, continuarei esta caminhada até conseguir, não devo desistir e sim tentar e tentar.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.