sábado, 4 de setembro de 2010

As Razões que Fizeram eu Perder a Fé e Ficar Descrente a Respeito de Deus

Há dois meses perdi um ente querido, uma pessoa maravilhosa, alegre, cheia de vida e que alegrava que estivesse por perto e "agitava" o ambiente. Ainda não me conformei, mas já estou me adaptando à situação de ter que aceitar que não verei mais o meu amigo e que ele não poderá levar o seu filho de 14 anos para fazer as suas pescas. É triste!

Acontece que o Eraldo de quem tanto falo nos posts que escrevo teve "gota", problema que se dá em uma das pernas (não sei muito bem se é exatamente isso) e baixou hospital, fazendo o tratamento necessário para que se recuperasse logo e aí comecei a rezar, rezar e rezar. Deram alta pra que ele continuasse o tratamento em casa tanto que meu pai e minha madrasta foram até o seu apartamento ver como se encontrava, eu não pude ir porque tinha que colocar os galhos das arvores no entulho.

Nunca irei me esquecer da última vez que falei com o Eraldo. Me encontrava no quarto cantando no Karaokê e depois de algumas insistências atendi ao telefone, era a minha madrasta que logo passou ele para conversar comigo. Não lembro muito bem o começo da conversa, mas sei que o Eraldo brincou comigo e a última coisa que falou para mim foi: quando eu sair dessa, vou arrastar tu e o teu pai pra praia comigo.

Depois de alguns dias ele baixou hospital e ficou muito mal, os seus rins pararam de funcionar e também veio um AVC (Acidente Vascular Cerebral) a sua situação estava muito delicada e os médicos não davam muitas esperanças. Os seus dois filhos (que são gêmeos) não sabiam da gravidade da situação, a mãe resolveu preservá-los até que num sábado à noite enquanto estavam os dois filhos da minha madrasta e eles, a mãe venho até aqui em casa e agente se reuni e aí ela falou toda a verdade. Não teve como não se emocionar todos nós estávamos comovidos e eu falei para ela que o seu marido iria sair dessa e a abracei forte.

Quando ela e os seus filhos foram embora fomos dormir, quer dizer nem dormimos, eu me tranquei no quarto e comecei a rezar até que o telefone toca e avisa que o Eraldo teve uma parada cardíaca, mas que os médicos conseguiram ressuscitá-lo. Após alguns minutos, questão de uma hora o telefone toca e recebemos a noticia que não esperávamos de que o nosso amigo havia partido.

Foi uma das noites mais tristes da minha vida e partir daí eu não queria mais saber de religião, nem de Deus, só queria entender o porquê de isso ter acontecido.

Não posso dizer que virei Ateu, isso não, mas me tornei uma pessoa sem fé e descrente. Pergunto-me todo dia o que vai acontecer quando eu partir desta para melhor. Será que a vida continua em outro lugar, marcando um recomeço para todos que erraram nesta vida? Infelizmente são coisas que só tomaremos conhecimento ou não quando morrermos.

São poucas as pessoas que comento sobre a minha condição religiosa, mas como escrevi acima não sou um Ateu convicto, embora que apresente algumas descrenças que poderia ficar debatendo até amanhã e cansar aqueles que vêm aqui para ler o que este blogueiro escreve.

Na verdade iria usar este post para comentar a respeito do filme "Nosso Lar" que vi hoje no cinema, mas no final acabei falando a respeito do Eraldo e das razões que fizeram deixar de acreditar em Deus. Posteriormente falarei o que achei a respeito do filme. Amanhã será a missa de um ano da morte do pai da esposa do Eraldo e também a dele, já que fez cem dias que não está entre nós e se vou a missa é mais por consideração a ele que foi uma pessoa maravilhosa que de certa forma me ensinou muitas coisas e também por sua família que sempre foi legal não só comigo, mas com o meu pai também.

2 comentários:

  1. Amigo, existe dois livros que talvez te interesse, o primeiro é "Deus um Delírio" do biólogo Richard Dawkins, o livro fala de ateísmo, questiona a existencia de Deus e é tambem um livro provocador com relação aos religiosos mais afoitos vamos assim dizer,rsrs, o livro tambem explica de que não precisamos depender de divinddades para proseguir com nossas vidas, gostei muito dele, e esclarece muitas dúvidas para com aqueles que ainda tem dúvidas se acredita ou não em Deus.

    Aqui está o link com a sinópse do livro

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?sid=0181862071295367319869918&nitem=9018277


    Outro livro que recomendo é "Deus Não é Grande" de Christopher Hitchens, este livro ataca sem piedade as religiões do mundo e mostra de maneira clara e objetiva que o conceito de Deus nos dias de hoje está totalmente ultrapassado.

    Esta é a sinópse do livro:

    Como a religião envenena tudo. Baseado nos mais importantes textos sagrados, este livro documenta como o conceito de Deus é um reflexo do nosso medo da morte. Um conjunto de dogmas responsáveis por uma severa repressão sexual e distorções sobre a evolução do homem e do cosmos.

    Eu os tenho em casa, e ambos tiraram completamente minhas dúvidas com relação a existência de Deus e as religiões.

    Acredito eu que não irá se arrepender em obtê-los.

    Um abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Ola, eu sou agnostico, e tambm me vivia perguntando osbre a existencia deste deus desde pequeno, á coisas que se vc usar a logica é obvio que vai ou não acontecer, não precisa relacionar religião no meio, como se SO DEUS PODE MUDAR UMA PESSOA OU SO DEUS PODE SALVAR A VIDA DE FULANO DA MORTE, as coisas devem acontecer, porq tem que acontecer !! sem mais sem menos, faça sempre o melhor busque sempre o seu melhor, é isso que eu tenho em mente, sou descrente de religião, busquei minha propria conclusão diante disso, hoje sou convicto de que o que eu acredito é o obvio da vida... !!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.