quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Um Apático! Apenas Isso!

Estou apático, não consigo esboçar e nem sentir motivação e tão pouco motivação para continuar estudando. Aonde posso encontrar vontade quando estou desmotivado? Aonde?

Tudo o que mais quero é escrever e escrever porque aqui posso desabafar de verdade sem ter ninguém que me recrimine.

Nestes últimos dias caminhei bastante e deixei alguns currículos espalhados por aí e entre ontem e hoje comecei a me questionar a respeito dessa apatia, dessa falta de emoção. Nem sei explicar direito como é isso, mas o que sinto de verdade é um "vazio" dentro de mim, é como se não tivesse sentimentos, sei lá.

A preocupação é a faculdade que está difícil mesmo fazendo quatro disciplinas, imagina se tivesse trabalhando como será que conseguiria conciliar os estudos com o trabalho?

De última hora resolvi "matar" a aula de Fisiologia Humana que é estressante para ficar na frente de uma tela de computador escrevendo posts e vendo vídeos no Youtube. A impressão que fica para quem vê a situação "de fora" é que sou um vadio e posso dizer que me sinto assim mesmo. Um vadio!

Durante a aula de Fonoaudiologia e Aprendizagem a professora venho falar comigo e mais duas colegas porque atendemos uma menina de 10 anos com dificuldade de escrita e aprendizagem (até parece coincidência). Ela pediu que aplicássemos o CONFIAS (Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação) ao invés do IAVAS (Avaliação Fonológica da criança, se não me engano). No momento em que a professora sugeriu qual o tipo de avaliação que teríamos que fazer, eu nem sabia o que dizer a minha sorte é que a minha colega sabia mais ou menos o que era porque se não eu iria levar uma "mijada" da professora com quem me incomodei bastante no semestre anterior.

Sei que talvez esteja fazendo rodeios, ou uma "salada de frutas", mas é que vivencio experiências como a de esquecer o que aprendi e por aí vai. Somando isso e mais a apatia que tenho posso dizer que é preocupante.

E aí pergunto: Como posso mudar isso? Como?

Me tornei uma pessoa sem vontade alguma, sem espírito de luta, sei que nunca fui um exemplo de pessoa responsável e dedicada, mas como fui ficar desse jeito.

Uma coisa é certa, preciso dar um jeito e até pensei em conversar com a minha madrasta pra que ela falasse com o meu pai a respeito de mim. Parece mentira, mas não tenho a "abertura" para falar dos problemas que me afligem porque sei que não me entenderia. A minha madrasta provavelmente conversaria com ele e aí só "rezando" para ver que atitude tomaria.

Não sei se o que falta pra mim é amadurecimento, acho que isso só um analista ou um especialista poderá dizer.

Tudo que eu precisava agora é de reação, interesse e emoção para contornar esta crise. Estou mal em quase todas as disciplinas e não consigo me indignar com a situação. A única coisa que faço é "matar" aula quando posso, sempre cuidando é claro, para não estourar o limite de faltas. Sei que isso é errado, mas não quero ir para uma aula prática pra "ficar boiando" e não entender nada, aliás, estou com trinta perguntas do estudo dirigido de Fisiologia Humana sobre o sistema cardiovascular pra responder e não estou nenhum pouco animado para responder este longo questionário.

Na verdade qualquer coisa que eu faça parece que exige muito esforço físico e mental da minha parte, quem sabe o meu cérebro está "preguiçoso"? Até pra lavar uns dois pratos e alguns copos e talheres demoro. E o meu pai às vezes resmunga baixinho: que barbaridade! E como é que pode? Eu apenas finjo que não ouço e deixo por isso mesmo.

Amanhã terei o estágio e graças a Deus (se é que ele existe) não precisarei ir até a UTI Neonatal porque fico nervoso só de pensar que eu tenho que pegar um bebê prematuro, um ser inocente, indefeso e avaliá-lo. Na semana passada tive que avaliar um e estava muito ansioso e nervoso, mas no final deu tudo certo e pude contar com o apoio e colaboração não só das minhas colegas, mas também como a da professora que é muito legal comigo.

Enfim, espero que esta apatia se afaste de mim e que consiga ter motivação e reação para lutar contra as dificuldades que se afligem sobre mim. Não é fácil, mas tenho que seguir em frente!

A Luta Continua!
Abraço a todos!

Um comentário:

  1. Ikki querido, a depressão é mais comum do que imagina. E problemas psicólogicos diversos também, cada vez mais presente na vida de todos nós. Um problema físico é um problema físico, mas um problema psicológico nos traz muitos problemas orgânicos somáticos. Então, o certo seria todos, todos de nós termos direito a um terapeuta/psicólogo, mas não temos. Só que existem pessoas num grau de sensibilidade emocional mais adiantado. Então minha sugestão é você procurar um jeito de fazer terapia, pois lá você irá descobrir caminhos que estão aí dormentes dentro de você, pois muitas vezes não conseguimos resgatá-los de dentro de nós, muito difícil, então a ajuda é fundamental. E quanto ao que os outros pensam, não perca seu tempo. Pessoas possuem o incrível dom de acharem que sabem de tudo, e pior saber o que passa dentro do outro. Relaxe e compreenda apenas. Um beijo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.