quinta-feira, 6 de maio de 2010

Meu Pai: Uma Pessoa Difícel de Lidar

Como as coisas parecem difíceis para algumas pessoas, digo isso porque meu pai toda hora reclama de dinheiro. É impressionante! Às vezes me dá vontade de dizer vende a casa em que moramos, pega uma menor, vende o carro que tem e pega um inferior. Fico pensando, se ele reclama, imagina as pessoas que não tem condições nenhuma e vivem numa profunda miséria.
É amigos da Rede Globo (como diz o Galvão Bueno), a coisa não é fácil de lidar. Meu relacionamento com o meu pai não um dos mais fáceis porque ele é uma pessoa muito complicada de lidar o que ele falou, está falado e não tem mais.
Posso dizer que consulto de dois em dois meses e não é o suficiente. E se estou realizando o tratamento é porque minha madrasta vê os meus problemas e sabe que eu preciso de ajuda, e foi ela que insistiu para que eu começasse a me tratar.
Meu pai e eu nos damos bem até, mas às vezes nem tenho vontade de voltar pra casa, pois quando chego sinto um "clima pesado". Então procuro matar tempo na faculdade ou no shopping e já de tarde retorno pra casa.
São tantos os problemas que o meu médico falou que deveria pensar em mim e nos meus problemas e não nos outros e está certo. Se todas as pessoas com que me preocupo, se preocupasse comigo tudo estaria as mil maravilhas.
Voltando ao assunto da minha relação com o meu pai, só pra vocês terem uma idéia hoje de manhã cedo acordei e me arrumei para encarar mais um dia chato na faculdade e ele me ofereceu carona. Esperei que tirasse o carro da garagem para poder fechar o portão que é elétrico, mas está emperrando, empurrei um pouco para não forçar e fui acompanhando com a mãe e de cara ele buzinou, entrei no carro e ele reclamou que eu talvez pudesse ter estragado o portão e tudo mais. Fiquei quieto, não queria me estressar logo cedo. Ontem mais um exemplo: sem querer enquanto meu pai tirava o carro pra fora eu instintivamente passe por trás do veículo, logo então me repreendeu que poderia ter me atropelado e tudo mais, me deu vontade de dizer: então passa com esse carro em cima de mim. Mas tudo bem, se eu for pensar, não devo passar atrás do carro em movimento, mas tudo tem um jeito de falar, não precisa ter tanto um estresse.
Agora o ultimo que aconteceu a mais ou menos umas três semanas se não estou enganado. Foram o compadre e a prima da minha madrasta, pessoas fora de serie que não se estressam por tão pouco e até se divertem com algumas situações. Pois bem, estávamos jantando e meu pai pediu que eu pegasse uma colher para por numa travessa, peguei e levei até a mesa e ouvi: não, não é essa colher, falando de um jeito como se tivesse repreendendo, e as visitas ficaram só olhando e disseram que não precisava se preocupar com a colher. Enfim, são coisas mínimas, mas que ganham proporções maiores.
Tenho uma frase, não sei se inventei ou ouvi em algum lugar: A gente erra tentando acertar, ou outra que uso bastante: A gente aprende errando!
Nunca irei acertar e por mais que eu tente fazer algo, nunca ficará bom, mas a única coisa que posso fazer é baixar as orelhas e escutar. Tenho que engolir e aceitar tudo, até esta maldita faculdade que faço!
Por fim vou relaxar agora, navegar na internet, checar meus e-mails, passear no shopping e ver mais um dia passar em branco.



Perguntinha:



Como é o seu relacionamento com o seus pais?



Eles te compreendem?



Um Abraço! Tamo Junto!

2 comentários:

  1. Olá realmente vc diz td que sente sem "rodeios".
    Bem meu relacionamento com meus pais é bem stressante. Meu pai me só me ouve passivamente ,mas sinto q nao sou ajudada por ele tbem.

    Minha mãe é akela super protetora q colocou td os creditos em mim ( a boa filha).Me sinto na obrigação de nao decepciona-la.

    Mas eu nao guardo td que sinto não, Solto o verbo em quem me maltrata
    Me sinto mais leve depois.
    Me posiciono diante do q penso.

    Boa tarde !!

    ResponderExcluir
  2. Bom, essa parte da minha vida eh um tanto complicada de se explicar em poucas linhas mas vou tentar resumir. Qndo criança eu acreditava que meus pais eram exemplos de vida e que aprenderia mto com eles, por serem mais velhos e terem passado por mais situaçoes. Mas nao, com o passar de todos esses anos com eles fui eh me desapontando cada vez mais com as situaçoes que ouvia e vivia no nosso dia a dia juntos. Eu achava que meu relacionamento com meu pai era complicado, mas agora vejo que nao soh ele mas tbem minha mae e minha avo vem definhando e ate minha irma ta diferente. Eramos uma familia que se importava um com o outro, amigos se apoiavam, se ajudavam, que estavam unidos pro que der e vier, vivendo em harmonia, que nos respeitavamos em gostos, pontos de vista e opinioes..Ou pelo menos eu acreditava assim, e tbem as pessoas que vem em casa, por ser um lugar grande e espaçoso, mas eh tudo ilusao, falsidade e mentiras:
    Meu pai se importa mais com dinheiro e sua vida social ou 'manter aparencia' do que outra coisa, eh dificil descreve-lo com poucas palavras mas as principais sao egoismo, preconceito, ganancia e orgulho. Aposentado, culpa a mim e meus irmaos por sua falta de grana e nos acha fracassados na vida profissional e pessoal ja que nao seguimos 'seus' planos de vida pra nos. Na nossa frente fala que sente orgulho por termos achado nossos caminhos e que esta feliz por crescermos e em nos ver avançar tanto, mas sabemos mto bem que por nossas costas critica, rebaixa e humilha. Com frequencia joga em nossa cara a vida de sucesso de parentes ou conhecidos que ganham mto e enxem suas casas com carros ultimo modelo, aparelhos eletronicos caros e modernos. Qndo fala nisso, da pra ver o brilho de inveja em seus olhos e sua boca enxe de saliva como uma criança vendo propaganda na tv de um brinquedo avançado e fica gritando 'eu queeeeerooooooo'
    Minha mae nao liga pra nada, a nao ser pro cachorro que ela trata como se fosse um bebe e minha avo. Meu relacionamento com ela eh bom e ruim ao mesmo tempo pq por um lado converso com ela sobre minha vida abertamente mas tbem sei que seus carinhos e demonstraçoes de afeto sao falsos, soh faz isso pq tem medo de ficar sozinha e pq meu pai nao liga mto pra ela. Ela eh como uma criança confusa e medrosa que sabe como meu pai nos trata, oq pensa de nos, o quanto nos magoa desde pequenos e apesar de tudo insiste em mante-lo na familia. Ela e minha avo foram educadas para servir, temer e obedecer o homem.. que elas veem como 'senhor todo poderoso da casa' que deve ser respeitado, nao importa se ele for um hipocrita, controlador, burro, que so fez e faz besteira. Amo meus pais mas minha convivencia com eles tem se tornado mto dificil pra nao dizer quase impossivel. Pois nao ha harmonia, nem respeito, nem uniao. Qndo saio pra trabalhar, me sinto outra.. mais livre, mais feliz pois adoro oq faço mas voltando pra casa um desanimo e tristeza mto grandes voltam a tomar meu corpo. Com tudo isso por 20 anos soh posso acreditar que a situaçao melhore pela minha fe em Deus, pois alem de meu irmao e meu marido, eh o unico que confio..

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.