quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O que está acontecendo com o humor e a música brasileira?


           
            Você consegue achar graça?
         
            
                      Você consegue ouvir "um som destes". 

O humor brasileiro de hoje é completamente diferente daquele de alguns anos atrás quando não era preciso fazer humor em cima da desgraça alheia como o Pânico que pra dar mais audiência coloca um monte de mulher bonita de biquíni para dançar. Isso é uma opinião pessoal, porque hoje já não me divirto rindo da cara dos outros e acho uma falta de respeito isso que eles fazem que é ridicularizar a pessoa. Já o CQC é um humor mais inteligente e menos apelativo e ao invés de ridicularizar uma pessoa desdentada ou feia, eles ridicularizam os políticos de Brasília que pouco ou nada fazem pelo povo Brasileiro. Outro programa de humor se é que dá pra chamar de humor é o Zorra Total que não vejo graça nenhuma, talvez o problema seja eu, não sei, mas o fato é que não consigo achar graça nenhuma daquele programa.

Antigamente os programas de humor eram para a família brasileira, ou seja, todos assistiam e davam gargalhadas.

Resolvi abordar sobre estes dois temas porque ontem meu pai e eu demos boas gargalhadas ao assistir no canal VIVA da Rede Globo a Escolinha do Professor Raimundo a onde éramos privilegiados a assistir humoristas do porte de Chico Anísio, o mestre do humor e renegado pela Globo, os saudosos Walter D’Avila, Rogério Cardoso, Costinha e por aí vai.

Até pensei, que se a Globo colocasse a Escolinha do Professor Raimundo no lugar do Zorra Total com certeza iria dar mais audiência.

Meu pai me falou com saudosismo da época que tinha programas que animavam não só os finais de semana, mas como a semana também e que hoje o que se vê é só novela, futebol e filme. Cadê a graça!

Depois assistimos o Sai de Baixo que passou na década de 90 e foi até os anos 2000. Impossível não rir do Ribamar, da Edileusa, da Cassandra, do Vavá, do Kako e da Magda que ficou conhecida pelo bordão: "Cala a boca Magda".

Um dos melhores programas de humor da minha infância foi os Trapalhões, eu lembro que era muito pequeno, mas dava muitas gargalhadas do Mussum, Zacarias, Dedé e Didi com aquele humor circense e sem baixaria.

Não sei se teria como me lembrar de mais algum programa de humor que tenha sido bom. Fico nestes.

Sempre digo que nós brasileiros estamos carentes de grandes artistas não só do humor como da música também.

Sobre a música, comecei escutando música sertaneja e até hoje sei de cor as músicas que cantava do Leandro e Leonardo e João Paulo e Daniel. Depois que cresci comecei a gostar de rock e a primeira banda que eu "curti" foi Legião Urbana com suas letras nas quais criticavam a política, o Brasil. Em seguida vieram as outras bandas como CPM 22, LS Jack, Catedral, Capital Inicial, Ira!, Paralamas do Sucesso, não sei se esqueci de alguma banda, mas vou ficar nessas aí.

E hoje o que se tem é Restart, NX Zero (até gosto de algumas músicas), Fresno (que é aqui do meu estado). Bandas que não tem a "pegada" do rock, não têm a mesma qualidade musical das grandes bandas do rock nacional que parecem que estão esquecidas, mas cada um é cada um.

Acho que fiz uma "salada de frutas" aqui, mas acho importante debater sobre isso e também tentar saber o que está acontecendo com a música e o humor brasileiro.

Enfim, como a programação da tevê é muito ruim, não tem programas que entretêm a família brasileira, a única "salvação" é para quem tem condições, ir até o Youtube e olhar Os Trapalhões, Sai de Baixo, A Escolinha do Professor Raimundo e escutar grandes bandas do rock nacional como Barão Vermelho que estou citando agora, Legião Urbana, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso... Temos que agradecer ao criador do Youtube por ter feito esta ferramenta que é capaz de nos socorrer dos péssimos programas da tevê e porque não destes músicos melodramáticos que usam calça colorida e mais se parecem com extraterrestre, monstros do espaço. Acredito que eles devem ser uma experiência do exercito mal sucedida.

Perguntinhas:

E você o que acha dos programas de humor da tevê brasileira?

O que você pensa a respeito da qualidade da música brasileira hoje em dia?

Fique livre pra discordar deste humilde blogueiro.


4 comentários:

  1. Respondendo a primeira pergunta:

    Os programas de humor de hoje em dia são mais ou menos, odeio Zorra Total, programa sem graça e carente de piadas boas, seus personagens não fazem nem minhas sobrancelhas levantarem, o Pânico na TV até que é legalzinho, mas repetem muito algumas cenas, e costumam mudar de uma ora pra outra sua programação, usam muito do improviso para alavancar o humor do público tambem, isso confude o telespectador, já Os Trapalhões é o Rei dos Reis, era o clássico do humor puro e inteligênte, pena que não existe programas de humor assim, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, o verdadeiro quarteto fantástico, Os Três Patetas brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Respondendo sua segunda pergunta:

    Olha, a música brasileira de hoje me parece que está em um processo de metamorfose, ou seja, encontrando uma nova identidade, bandas como Fresno, Restart, cantores novatos como esse Luan Santana, são a prova da renovação, é claro que não podemos esquecer as bandas antigas como Capital Inicial, Skank, Paralamas do Sucesso e bandas já extintas como a Legião Urbana.

    Mas a meu ver eu não tenho uma opinião definida quanto a música brasileira, apesar de que a MPB anda em queda, talvez a mídia seja a vilã disso, porque hoje em dia sem a mídia, as bandas e cantores(as) de hoje não alavancam.

    Tem aqueles programas de auditórios como Ídolos e Astros que indicam um vencedor da MPB, mas esses programas para mim são injustos, haja vista o modo em que os concorrentes são julgados por esses pseudos-sábios da música brasileira que se dizem jurados, que na minha humilde opinião os candidatos deveriam ser julgados pelo povo, sempre!

    ResponderExcluir
  3. A programação da tevê brasileira de modo geral sofre uma grave crise (moral e ética), assim como as relações humanas. O respeito, o bom senso, e a imparcialidade têm sido substituídos pela banalização das negatividades que nos permeiam. Os programas de humor de hoje, por exemplo, nos faz rir do constrangimento alheio, mesmo aqueles que aparentemente são taxados como 'humor inteligente' como o CQC, o humor deixou de ser inocente e se aliou a quase sempre ao duplo sentido de conotação sexual, ou falso moralismo.O pior de tudo é que a mídia utiliza-se dos meios mais sórdidos para convencer e manipular a massa, que acaba incorporando esses modelos comportamentais e ideológicos projetando neles seus anseios e insatizfações.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a música, comecei escutando música sertaneja e até hoje sei de cor as músicas que cantava do Leandro e Leonardo e João Paulo e Daniel....

    Essas duplas de BREGANEJO só serviram p/ manipular e deixar a população brasileira docil...

    Ai se ditador...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.