quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Depressão ou Distimia: Acho que os dois.


Ontem à noite acessei a comunidade do Inter, time pelo qual eu torço e me deparei com um tópico que chamou a minha atenção. Era de um rapaz que estava pedindo ajuda porque o seu pai sofria de depressão.

Ultimamente tenho me focado mais na depressão do que na distimia, pois estou num momento depressivo e já faz alguns dias que ando abatido, mas "coloco uma mascara" para esconder essa tristeza e melancolia que tem me perturbado bastante nos últimos dias.

Ao ler os comentários das pessoas que postavam no tópico da comunidade constatei que alguns não têm noção do que é a depressão e fazem brincadeiras de mau gosto, mas felizmente nem todos são assim porque assim como eu os outros que comentavam no tópico também auxiliavam dando o maior apoio para que este rapaz.

Muitos não sabem como começa a depressão e porque ela acontece, sendo que muitos têm e não se dão conta.

No meu caso posso dizer que começou na infância e deu uma "trégua" no último ano de ensino médio e isso faz quatro anos e depois ingressei na faculdade, um "mundo" totalmente diferente para mim. Aos poucos fui perdendo contato com as pessoas com quem me relacionava bem e com isso a alegria e vontade de viver que havia descoberto deram lugar a tristeza e a vontade de morrer.

Quanto a este rapaz, ele relatou que o pai havia procurado a sua mãe para dizer que estava com depressão e logo mais ele também ficou sabendo e a partir daí a família "abraçou" esse senhor, ou seja, começou a apoiá-lo para que conseguisse sair dessa situação e é aí que fico com inveja porque se for procurar o meu pai pra dizer que estou com depressão, ele vai pensar que isso é bobagem da minha cabeça e a minha irmã com certeza vai dizer que estou "inventando" o problema.

Para a pessoa lutar contra a depressão é necessário que além do tratamento psicológico/psiquiátrico a sua família esteja mais do que nunca reunida auxiliando na sua reabilitação.

Agora estou numa fase totalmente apática (com o perdão da redundância) só pra citar alguns exemplos: perdi um livro que retirei da biblioteca da faculdade e nem estou preocupado embora tenha tentado procurar; à tarde fui até o hipermercado para comprar um refrigerante, salgadinho, bolacha recheada e debitei no cartão de credito. Sou uma pessoa que não tem a mínima condição de fazer conta com cartão porque estou desempregado e não consigo emprego de jeito nenhum por causa do curso que é de dia.

Como meu pai não quer que eu gaste com o plano de saúde, a minha saída é apelar para o SUS. O brabo é que não queria ter que me entupir de remédio para o resto da vida, mas acho que isso será necessário infelizmente se eu quiser me livrar desta depressão e distimia. Olha, já nem sei mais o que tenho francamente! Talvez deva pensar em outro nome para o blog porque está complicada a coisa para o meu lado.

Então é isso, vou ficando por aqui, embora tenha alguns erros de português, escrever é a única coisa que me interessa no momento e nada mais e agora vou para o atendimento psicopedagógico.

Um Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.