quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O que é ser responsável?

Resolvi me estender no assunto, pois julgo ser interessante. A pergunta "o que é ser responsável?" para muitos é fácil de ser respondidas, mas para outros como eu não há resposta.

Ser responsável é ser organizado, ter boa conduta e cumprir obrigações. Sempre digo que sou apático e vocês já devem ter cansado de ler esta palavra por aqui.

Um exemplo de responsabilidade é não fazer contas no cartão de crédito, ou seja, se a pessoa tem que comprar algo que compre à vista ao invés de ficar gastando e gastando no cartão.

Posso dizer que aprendi uma lição porque ao fazer um cartão de crédito numa rede de supermercados me "entusiasmei" e pensei que conseguiria cobrir a despesa no final do mês deste cartão. Engano meu!

Num ato de irresponsabilidade agi sem pensar e ao receber a fatura do cartão percebi que teria dificuldades para pagar, menos mal que não a divida era menos de R$ 40,00, sendo que meu pai me dá R$ 50,00 pra cobrir as despesas da semana.

Por incrível que pareça deixei de fazer outras coisas como, por exemplo, me inscrever em aulas de teatro por causa dessa continha que fiz. Pensando bem, nem vou fazer teatro, pois não tenho como pagar R$ 70,00 por mês a não ser que tivesse trabalhando aí sim é que seria bem diferente.

Acontece que em alguns momentos acabo agindo com imaturidade e quando dou por mim acabo metendo os pés pelas mãos.

Existem pessoas que são exemplos de responsabilidade nas quais deveria me espelhar: o meu pai que passou por muitas dificuldades até conseguir certa estabilidade na vida, a minha madrasta que no momento está desempregada, mas faz faculdade é esforçada e muito dedicada.

Mas eu por mais que queira tenho dificuldades de "sair do chão" de "me mexer" "fazer alguma coisa". Querer é uma coisa, mas para isso tem que se ter força de vontade para mudar e a minha dificuldade está neste quesito.

Pensando bem nunca fui exemplo de aluno ou pessoa dedicada, mas na época de colégio apesar das minhas dificuldades eu pegava os livros e os cadernos e estudava três horas por dia. Hoje em dia nem isso faço, apenas espero saber se terei que fazer o exame para daí tentar estudar e o pior é que quando tento, me desanimo completamente.

Ando preocupado com isso e mais outras coisas, afinal na minha cabeça se passa várias coisas e como o meu curso está em extinção na universidade em que estudo a preocupação aumenta ainda mais.

Ontem encaminhei os papéis para a fazer a tomografia computadorizada e agora me resta apenas esperar porque é pelo SUS então já dá pra imaginar a demora que vai ser.

Não sei se este exame apontará algum problema, mas tudo que sei é que preciso saber de o porquê ter essas dificuldades de memória, concentração e aprendizagem. Tem que ter algum motivo.

É, a palavra responsabilidade não existe no meu dicionário, mas espero em breve poder incorporá-la e agora vou começar neste núcleo de apoio aos acadêmicos com dificuldades de aprendizagem que abordei no post anterior. Vamos ver o que me espera talvez me encaminhem para o setor de psicologia, não sei ainda, mas se me perguntarem alguma coisa a única resposta que poderei dar é que estou apático e desmotivado.

Espero que este atendimento me auxilie bastante e me ajude a resgatar um pouco daquela pessoa que fui um dia, ou seja, mesmo com tamanhas dificuldades me esforçava e conseguia superar tudo. Preciso ser mais responsável porque isso é apenas o começo de tudo. Sendo responsável, acredito que poderei melhorar não só nos estudos, mas em outros aspectos tornando-me uma pessoa dedicada, comprometida e organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.