segunda-feira, 14 de junho de 2010

Superando Adversidades!

Sempre admirei as pessoas que apesar de terem algumas limitações conseguem se superar. Digo isso pelo que vi hoje do meu tio, irmão da minha mãe. Ele quando criança ficou doente e acabou desenvolvendo uma grave perda auditiva e com isso ele apenas se comunica através de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e leitura labial. Hoje ele visitou a minha mãe e eu como faço Fonoaudiologia tentei me comunicar com ele através da fala, ou seja, precisei articular bem para que pudesse me compreender. Confesso que não tive muito sucesso no inicio, mas consegui interagir com ele. Dá pra dizer que se existe um Deus (sempre falarei e escreverei assim porque não tenho certeza) mesmo, ele deixou meu tio surdo, mas em compensação deu uma inteligência impressionante para ele.

Apesar de ser surdo, fez curso por correspondência e aprendeu a montar rádio e hoje entende bastante de computadores, sendo que é autodidata, aprendendo a lidar com essas maquinas complexas sozinho e sem ajuda de ninguém.

Fiquei impressionado com a sua inteligência e até brinquei com a minha mãe de não ter puxado pela parte de sua família neste quesito, porque meu avô era marceneiro e fazia violões e era um "crânio" em matemática. Meu outro tio também é bom em números tanto que trabalhou vários anos num banco e hoje trabalha numa fabrica de calçados bem conceituada aqui no Rio Grande do Sul cuidando da parte de ciências contábeis.

Observo muitas pessoas que tem suas limitações, mas que conseguem se superar e levam uma vida feliz. Porque escrevi isso? Bom, sou uma pessoa saudável, não tenho nenhuma limitação física, mas a minha doença vem do coração, sou deprimido, me cobro pra caramba, sou solitário, nunca namorei e já me apaixonei várias vezes.

A mudança de atitude é algo difícil porque se estou mais ou menos equilibrado emocionalmente consigo enfrentar algumas batalhas, agora se estou numa tristeza profunda tudo fica bem mais complicado, ainda mais quando você não tem uma vida social.

Penso que as pessoas que tem depressão sabem e valorizam muito bem o que têm, mas, no entanto são infelizes e não devem se culpar por serem assim e isso acontece na maioria das vezes.

O que mais me irrita é quando falam: "agradeça o que você tem, pois o sicrano não tem nada" essas frases que alguns de nossos conhecidos costumam empregar quando nos queixamos desta agonia que é a depressão.

O meu tio, esse que é surdo mora sozinho em Porto Alegre e poucas vezes dá "sinal de vida" e não temos como saber se está bem ou não, mas pelo menos ele vai na igreja dele, tem seus amigos e viaja bastante. Menos mal.

Como faço Fonoaudiologia, vejo costumeiramente vários vídeos de pessoas deficientes e fico bastante comovido porque representam o exemplo de força de vontade, garra e determinação, fatores determinantes na luta contra os obstáculos que a vida os impõe e isso faz com que se tornem exemplos para todos e aqueles que até se queixam de uma coisa ou outra.


Sempre digo que se pudesse escolher entre ser feliz e não ter distimia, escolheria a primeira opção lógico, pois quero dizer que não podemos escolher o nosso estado emocional e para as pessoas depressivas, o que desencadeia esse distúrbio é o preconceito (na minha opinião), falta de compreensão e amor. É preciso respeitar as diferenças de cada um e isso dificilmente acontece.

Pra concluir quero dizer: não pensem vocês que são felizes e não sofrem de distúrbios emocionais (felizmente) que os depressivos não sabem valorizar o que tem. Sabem sim! No entanto não tem a felicidade, coisa que muitas pessoas limitadas têm porque são compreendidas e amadas do jeito que são e isso dá força para que enfrentem os seus problemas e sirvam de exemplo para nós.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.