terça-feira, 1 de junho de 2010

Mundo de Incertezas!

Hoje estou a fim de escrever mesmo! Daqui a pouco poderei escrever um livro só destas postagens que faço no blog. Tem uma música da Legião Urbana que se chama "o Teatro dos Vampiros" e tem a seguinte frase:

"sempre precisei de um pouco de atenção, acho que não sei quem sou só sei do que não gosto". É assim mesmo que me sinto porque tenho dificuldades para pensar no que gostaria de fazer, ou seja, que carreira seguir enquanto que posso dizer que não gosto do que estou fazendo e tenho ciência disso.

Na clínica da Universidade, já atendi pacientes, tive que elaborar atividades, essas coisas sempre me deixavam apreensivo, pois nunca me senti a vontade para conduzir um atendimento e algumas vezes funcionei como psicólogo para os meus pacientes, pois deixava de aplicar a terapia e conversava com eles a respeito de suas vidas e seus problemas.

Algumas pessoas me dizem que talvez eu nutra este sentimento em relação ao curso de Fonoaudiologia pelo simples fato de eu ser o único homem da graduação, pode até ser e cheguei a pensar nesta possibilidade, mas é mais fácil me visualizar como radialista, locutor ou sei lá, do que como fonoaudiólogo.

Quero deixar claro que não tenho nada contra este curso, muito pelo contrário penso que a Fonoaudiologia deveria ser mais divulgada, pois muitos não sabem nem o que é.

Vejo-me envolto num mundo cheio de incertezas sem saber o que fazer e que rumo tomar. Não sinto ânimo em relação ao curso, não vejo boas perspectivas para mim trabalhando nesta profissão.

No inicio do semestre atendi em dupla com uma colega uma criança que entrou na sala da clínica acompanhada de seu pai e que devia ter uns sete ou 10 anos e num determinado momento fiquei sozinho não sabia nem como interagir com a criança, pois não levo jeito e o pai desta criança me surpreendeu com a pergunta:

- Você gosta do que está fazendo?

Não poderia dizer que não, demorei um pouco para achar a resposta, fiquei pensando e disse que a Fonoaudiologia tem algumas áreas que alguns acadêmicos se identificam mais, eu, por exemplo, me identifico na área de voz. Tentei enrolá-lo, mas sei que não poderia mentir pra mim mesmo e tão pouco para aquele senhor que trouxera o seu filho para atendimento. Agora imaginem se digo que não gosto do curso, daí sim ele nem voltaria mais para o atendimento e com certeza seu filho passaria por muitas dificuldades. Então resolvi falar isso até porque a Universidade onde estudo conta com uma baita infra-estrutura, na qual a pessoa que não tem poder aquisitivo possa procurar atendimento de fonoaudiologia, fisioterapia, quiropraxia, psicologia, direito etc. São vários serviços oferecidos.

Uma semana depois daquele atendimento discuti e me estressei com a professora, pois estava encontrando dificuldades para realizar anamnese (coleta de dados) e aplicar a terapia, visto que a minha colega de dupla se omitiu sendo que, "as panelinhas" estavam formadas e eu havia sobrado junto ela. Devido a este estresse e desgaste resolvi optar por cancelar esta disciplina, pois achei um absurdo, talvez esteja sendo preconceituoso, mas tudo é uma questão de opinião, pois ela é graduada em educação física e especializada ou com pós-graduação (sei lá) em gagueira. Penso que uma aula como esta deva ser ministrada por uma fonoaudióloga e não por uma professora de educação física.

Bom, mas tudo passa e depois que cancelei esta cadeira passei a me sentir bem melhor.

Então a razão deste post é explicar que eu não gosto deste curso que sou obrigado a fazer e ponto. Espero ter explicado claramente a razão da minha insatisfação.

Abraço a Todos!

2 comentários:

  1. Bem.. que conselho uma pessoa que já largou 4 faculdades poderia dar???

    Larga essa e vai prá outra, ué?

    Aproveita que você é novo!!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Oi querido!

    Tuas dúvidas infelizmente são comuns, às vezes passando a vida inteira a fazer coisas que não temos nada a ver com elas ... mas nunca é tarde para descobrir o que gosta, o importante é estar atento a isso e a resposta irá chegar para ti. Já pensou em fazer psicologia?

    beijos menino

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.