segunda-feira, 7 de março de 2011

Entre a Distimia e a Depressão

Olá amigos. Essa é a primeira vez que começo assim o post. Vocês vem acompanhando o meu drama, a luta que venho travado contra a distimia, contra depressão. É até de se perguntar o porquê de eu ter mencionado as duas doenças?

A distimia é um distúrbio emocional que está relacionado ao mau humor, ou seja, a pessoa que sempre reclama de tudo, de que nada está bom e só vê o lado ruim das coisas tem distimia. Só pra citar um exemplo: a minha mãe. Toda hora ela está reclamando de algo e isso faz com que até fique insuportável às vezes.

Ontem ao chegar na sua casa depois de ter passado o dia na loja fazendo locução, pude perceber isso e até cheguei a me irritar e dei razão para a minha irmã que sempre diz que a nossa mãe só reclama.

Agora depressão difere um pouco da distimia porque a pessoa que sofre disso vive reprimida, muito abatida, só, não quer sair de casa, tem pensamentos suicidas na maioria das vezes.

Então eu posso dizer que sei muito bem o que é distimia e depressão. Passei e passo por isso. Tudo vai depender do momento e da ocasião. Que nem agora, me encontro muitíssimo bem apesar de ter que encarar oito cadeiras num semestre do curso de fonoaudiologia.

E se me encontro bem é porque voltei a falar com o meu pai e também porque estou trabalhando como locutor, a dona da loja e a gerente me dão a maior força e isso não tem preço.

Como sempre falo, não sei até quando manterei este humor porque quando estou bem comigo mesmo, sou outra pessoa, fico mais animado, extrovertido e procuro tentar enxergar o lado positivo das coisas.

A luta do dia a dia é complicada, mas quando recebo as palavras de pessoas tão queridas penso que não devo me entregar e sim tentar, tentar e tentar.

Essa semana pretendo abordar com o meu psicólogo a respeito da depressão e da distimia, dar continuidade ao que foi dito na primeira consulta e acrescentar coisas novas.

Não posso dizer que sou especialista nestes dois tipos de problemas, mas tem coisas que a vida faz a gente passar para que aprendamos algo de bom, por exemplo, passei a valorizar os meus amigos quando já não estavam mais tão próximos de mim.

Enfim, sigo na luta, agora estou bem e amanhã espero estar melhor ainda.

Abraço a todos!

4 comentários:

  1. Oi Ikki!
    Fico feliz em saber que vc está bém, e espero que esteja cada vez melhor.
    A terapia vai te ajudar muito, e você logo não vai mais postar sobre a distimia ou depreção, vai postar sobre a nova sensação que fará parte dos teus dias.
    Bjs, e vlw pelo comentário de hj la no meu cantinho).
    Dorinha";)

    ResponderExcluir
  2. Pois é amigo, e assim a vida segue, estou tentando e procurando soluções para sair dessa, talvez eu ache, talvez não, mas continuo na luta nesse mundo cão, vamos que vamos!

    Um bom feriado pra você amigo, fique na paz!

    A luta continua!

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu sofro com distimia, e não aguento mais essa sensação... to fazendo terapia mas.. não esta ajudando ...=(

    ResponderExcluir
  4. Oi "Anônimo": A depressão é algo que nos corroí que está lá no nosso inconsiente.
    A nossa característica sempre é de se julgar e achar que é inferior a outras pessoas.
    Sobre a terapia, posso dizer que ajuda no sentido de você se conhecer melhor e se conhecendo melhor, já é um caminho para começar a mudar algumas coisas, mas não desista, tente e não se dê por vencido por mais difícil que possa ser. Lute até o fim.

    Abraços e Força Sempre!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.