terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Preciso controlar a ansiedade

Tenho observado situações na clínica que dizem respeito à forma como atendo os pacientes e como penso cada caso. Percebi que sofro de ansiedade porque quando vou avaliar a fala de um paciente, acabo "atropelando-o", ou seja, eu não respeito os turnos de fala. Isso na nossa área se chama pragmática.

Procuro fazer o melhor sempre respeitando minhas limitações, mas a ansiedade toma conta de mim, fico nervoso e começo a suar. Minha professora chamou minha atenção a respeito disso e agora tentarei me policiar mais para deixar que o paciente fale mesmo que demore para falar a palavra esperada.

De tarde meu colega atendeu um rapaz de 29 anos com queixa de gagueira, um caso complicado, visto que o paciente é bastante inseguro e apresenta fobia social devido ao seu problema.

Ao entrar no consultório o rapaz falou algo do tipo: "Báh, vem mais gente". O cumprimentei e disse para ficar tranquilo que o nosso papel era ajudá-lo. Procurei passar segurança, tentei deixá-lo à vontade. Depois venho as minhas duas colegas e a professora e com isso o rapaz embora tentasse não demonstrar estava bastante nervoso. Minha professora pediu que saíssemos os três ficando na sala somente ela e o outro colega que atende o paciente.

Vendo esta situação pensei o quão difícil é ter que expor o seu problema diante de tantas pessoas. Me lembrei do estágio no qual tinha vergonha das minhas colegas, pois estas são bem inteligentes e têm mais facilidade para pensar cada caso clínico.

Embora as minhas colegas daquele estágio fossem legais, não tinha como não ficar com vergonha, pois me vejo como uma pessoa bastante insegura, tanto que no próximo semestre precisarei trabalhar essa questão.

Penso que ansiedade precisa ser controlada de minha parte, pois só assim melhorarei meus atendimentos e estando mais calmo acabarei passando confiança para os pacientes que atendo.

Abraço a Todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.