terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Insegurança

A insegurança é uma sensação ruim que interfere bastante na vida das pessoas, seja para tomar atitudes ou tomar decisões.

Sempre fui inseguro em relação a mim mesmo, o medo de enfrentar determinadas situações sempre me corroía e eu que sou um rapaz de 24 anos, ainda não consigo ter coragem para muita coisa.

Como vocês sabem, há muito tempo venho lutando contra a tristeza e para não cair em depressão. Esta luta não é nada fácil, mas comparada a outras situações de pessoas que lutam pela vida, pela sobrevivência, isso não é nada até porque para nós o nosso problema sempre será maior que o dos outros.

Bem, o medo me acompanha desde cedo, seja para lidar com o meu pai, lidar com os pacientes na clínica ou com as professoras que exercem uma pressão enorme em cima de nós, no que se refere aos pacientes.

Hoje por exemplo passei por uma situação. Durante a triagem de uma paciente na qual minhas colegas observaram o nervosismo e a insegurança ficaram bem aparente e isso não é nada bom. Não podemos passar esse sentimento para o paciente, muito pelo contrário, temos que mostrar convicção e segurança. É assim com qualquer profissional porque ninguém irá se tratar com alguém inseguro.

Antes da triagem olhei o nome da pessoa que deveria chamar e preparei a ficha em que anoto as informações referentes ao problema e histórico clínico do indivíduo. Fui até a recepção e ao invés de chamar "Adriana" eu chamei "Adriano". Ninguém falou nada e enquanto eu conduzia esta pessoa que estava acompanhada pelo seu marido, o meu nervosismo só aumentava.

Conduzi o casal até o consultório e comecei pegando os dados de identificação e aí depois fui entender que a pessoa que estava buscando atendimento não era o homem, mas sim a sua esposa que foi encaminhada pelo dentista até a clínica de fonoaudiologia da universidade.

Na triagem fiz perguntas corriqueiras que sempre realizamos na clínica, mas chegou um momento que nem sabia mais o que perguntar e como proceder. Então perguntei para as minhas colegas se não queriam perguntar nada e as duas que me acompanhavam na triagem fizeram mais uns questionamentos enquanto que eu tentava me acalmar.

Depois desta triagem fiquei sozinho com as gurias e elas disseram que sou bastante inseguro que preciso confiar mais em mim, assumir atitudes e não ter medo de errar e sobre minha postura corporal, também falaram que preciso andar reto erguer a cabeça.

Realmente fui obrigado a concordar com elas, a minha atitude não era e não é as das mais corretas, tenho que mudar isso e parar também de ficar me desculpando por tudo. Eu peço desculpas antes de errar!

Penso que se continuasse o tratamento com o psicólogo, quem sabe não estaria diferente, mais seguro de mim mesmo e com mais coragem para enfrentar os problemas e as situações.

Essa insegurança incomoda bastante e para mim ainda é complicado ter de enfrentá-la. Ainda nem conversei com o meu pai só pra citar um exemplo.

Bem, vou ficando por aqui, pois tenho muito que fazer. Tenho que responder cinco perguntas de otoneuro e fechar ou tentar pelo menos fechar dois laudos de processamento auditivo. Minha cabeça está a mil!!!

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.