terça-feira, 9 de abril de 2013

Lutar contra a depressão: Uma tarefa árdua

Lutar contra a depressão é uma tarefa árdua e para vencê-la você precisa ser forte, se cercar de pessoas que o coloquem "pra cima" e que sejam positivas ao invés de pessimistas. Tenho batalhado e decidi que não quero mais sofrer deste mal.

Para alguns a depressão é uma invenção que se resolve através de tapas, mas isso é uma coisa totalmente arcaica e o que digo é o seguinte: só quem passa por isso sabe o que é ter que acordar de manhã sem vontade de sair da cama, passar a maior parte do dia triste e melancólico  se isolar e ter dificuldade de estabelecer contato com as pessoas, etc.

Ontem fui ao CAPS e lá passei primeiramente pelo grupo de orientação. O psicólogo me levou para uma sala juntamente com uma senhora que também tinha problemas emocionais. O doutor começou a falar com esta senhora primeiro e depois conversou comigo. 

Nesta conversa com o psicólogo falei que estava muito deprimido e que isso não era momentâneo, mas sim de bastante tempo, falei da dificuldade que tenho de me relacionar com as pessoas e de que era solitário, que nunca havia namorado, que não tinha vontade de fazer as coisas e que se fazia era mais por obrigação mesmo e por fim comentei que era fonoaudiólogo desempregado.

O psicólogo me ouviu atentamente, fez mais algumas perguntas e marcou pra semana que vem para que eu pudesse conversar com ele a sós.

Pelo que entendi serei encaminhado para outra unidade de atendimento que não é o CAPS. O doutor disse que provavelmente poderia fazer acompanhamento psicológico na Universidade em que estudei, ou numa instituição vinculada a uma igreja que tem na minha cidade.

No momento aguardo para ver o feedback que o psicólogo irá me dar e até penso em me informar na Universidade em que estudei a fim de ver se consigo pagar um preço acessível sendo ex-aluno e graduado na instituição.

Já escrevi isso anteriormente e sei que é cansativo, mas cheguei a um limite e não aguento mais. Sinto dificuldades até para escrever, sendo que sempre gostei de escrever poesias, criar textos e hoje não tenho mais a vontade, o ânimo que tinha. E a solidão também me angústia, queria tanto ter alguém, namorar, viver de verdade. 

Tenho 25 anos e nunca me envolvi com mulher e aí vejo o filho da minha madrasta com 15 anos namorando uma menina e isso tudo me faz sentir um fracassado. Se sou feio eu não sei, muitos já disseram que sou bonito.

O problema é que não sei chegar numa mulher e tenho dificuldade de fazer amizades e sofro muito com isso. 

Às vezes penso que nasci pra ser sozinho.

Minha tia e minha prima estão aqui em casa e tenho tentado demonstrar que estou bem, mas é difícil. 

Ontem, na cozinha estavam elas, meu pai e eu e num determinado momento me bateu aquela tristeza e a vontade de me retirar para o meu quarto e ficar sozinho. É brabo isso!

Semana que vem conversarei com o psicólogo para ver o que vai ser a respeito do meu tratamento.

Vou ficando por aqui e não sei quando voltarei. 

Estou pensando em dar um tempo no Facebook, rede social que passei a acessar só a noite devido ao fato de ter ficado totalmente viciado e dependente dela. Não sei se consigo. 

Continuarei acessando o blog para publicar os comentários.

Abraço a todos!

Um comentário:

  1. Pois é, cara. A vida é dura, a gente passa por muitas coisas desagradáveis, alem de termos "inimigos que são internos", como diria o falecido Chorão. O lance é andarmos sempre pra frente, como aquele jargão "Lutar sempre, vencer às vezes, desistir nunca!". Se quisermos viver uma vida bonita, rica em experiências, com amigos, um grande amor e grandes acontecimentos, temos que ralar, batalhar para isso. Tambem sou um sonhador, como você, sei como é deitar e almejar tantas coisas... Mas temos que partir para a prática, encarar nossos demônios de peito aberto! Se a dor nos bloquear, jamais sairemos dos sonhos, viveremos uma vida teórica, "passaremos pela vida", como dizem. Nós é que construímos nossas vidas. Ou lutamos ou vivermos uma vida morna e triste. Não há ninguem que possa dar o que nós temos que conquistar.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.