segunda-feira, 22 de abril de 2013

Minha irmã e eu: Nossa Relação Nunca mais Será a Mesma.

Minha irmã e eu nos desentendemos em outubro do ano passado e desde então tudo mudou entre ela e eu. 

A confiança, a amizade e o respeito foram perdidos. Sei que não sou uma pessoa fácil e talvez possa justificar isso através da distimia e do TDAH.

Desde pequeno levei muito "coice", sofria porque não me via igual como outros meninos da minha idade pelo simples fato de ser gordo e tímido ao extremo. Sempre tive dificuldades para executar ordens complexas e até as mais simples tenho que anotar no papel para não esquecer.

Meu pai foi muito enérgico comigo, lembro de quando era pequeno ele elevava o tom de voz eu começava a chorar. A minha irmã tem a mesma personalidade dele e também adora dar "coice" nos outros e depois vem conversar como se nada tivesse acontecido.

Já escrevi anteriormente que descobri que a minha irmã falava de mim pelas costas, me desmerecendo como pessoa e o quanto isso me deixou triste. Creio que as atitudes dela fizeram com que eu perdesse a cabeça e a agredisse. As palavras que ela usou para me ofender ficaram marcadas, dificilmente vou esquecer.

Eu já a perdoei, não guardo rancor e ódio. Tenho é muita pena dela e rezo para que Deus abra os seus olhos e faça perceber que as suas atitudes estão equivocadas ainda mais para uma pessoa que prega o espiritismo (religião que eu respeito, mas não sigo). 

Como cristão eu apenas tenho que pedir a Deus que não me deixe dominar por sentimentos de raiva e amargura.

Há uma frase: Quem perdoa esquece. Bem, penso um pouco diferente porque um vaso quando quebra nunca mais será o mesmo não é? A mesma coisa pode-se dizer em relação à confiança.

Meu amigo se separou recentemente e me contou o que aconteceu. Sua esposa estava se relacionando com um rapaz de Goiás. Eles se correspondiam via Facebook e num determinado dia sua ex-mulher deixou o Facebook aberto e a cunhada dela viu todo o histórico de conversas entre os dois e aí não tinha mais jeito. 

O fato é que o teor das conversas constrangeu esse meu amigo e ontem quando fui almoçar com minha mãe a minha irmã começou a me perguntar detalhes da separação e eu falei o que poderia falar, pois não iria descrever os papos que a mulher teve com o seu amante virtual em respeito ao meu amigo. Minha irmã se irritou, disse que estava sendo estúpido com ela, retruquei que não e ela se levantou da mesa e disse para minha mãe:
- Serve este energúmeno.

Quando escutei o que havia dito me levantei da mesa e fui atrás dela tirar satisfação. Com a raiva que eu estava sentindo quase que não a agredi de novo e ela disse que era para eu não encostar nela. Saí de perto e minha mãe me fez terminar o almoço. Minha irmã que tinha saído da mesa voltou, pegou o prato e despejou a salada na saladeira, o suco também despejou de volta na jarra dizendo que dava agonia de ver "esse prato".

Fiquei quieto apenas observando, me sentindo mal por estar ali. Disse a minha mãe que depois do almoço iria embora. Almocei e me despedi da minha mãe, nisso minha irmã disse:
- Não precisa ir embora. Pode ficar. Eu vou sair. Liguei para...

Ela tinha ligado para o seu ex-atual namorado, mas embora quisesse ficar não poderia voltar atrás porque assim estaria demonstrando fraqueza perante ela.

Não sei o que será daqui pra frente. Meu está preocupado. Ele disse que minha irmã precisa se tratar e pra ele dizer isso é porque a situação está seriíssima ainda mais depois que ela humilhou minha madrasta na frente da sua mãe e seus filhos sem razão alguma. Meu pai disse que um dia ele iria faltar e que deveríamos ser unidos, mas vendo esta situação ele vai ter que fazer algo diferente. Minha irmã é muito autoritária e tem mania de grandeza. Isso ele mesmo fala.

Enfim, precisamos caminhar apesar destes obstáculos que se impõe, deixar a vida seguir. Não tenho raiva e nem rancor porque sei que se carregar esses sentimentos farei mal a mim mesmo. Essa semana minha irmã estará de aniversário, mas não ligarei para parabenizá-la. Somos irmãos de sangue, mas de coração não. 

Nem posso falar isso pra minha mãe porque se não ela se entristeceria ainda mais. Quem sabe um dia as coisas mudem.

Abraços!

3 comentários:

  1. oi ikki. realmente sua irmã é muito grossa, e vc ainda tem um coração bom por ter perdoado ela. ja eu, a eu não sei como agiria na sua situação. mais eu penso que um dia ela pode vir a amadurecer, e essa história pode acabar se revertendo. não quero te dizer que tudo será resolvido, mais seria bom que ela aprendece a te respeitar como você é, sem querer impor qualquer coisa. nossa personalidade é única, e ninguém muda isso. e ela não pode agir como se fosse seu pai pois ela não é, e ela não pode impor todas as suas vontades na vida dos outros. eu acho que a atitude dela é totalmente errada e equivocada. me perdoe. mais é o que eu penso.

    ResponderExcluir
  2. Olha, com todo o respeito, mas acho que você se esconde atraves da distimia e do TDAH. Foi um psiquiatra que te diagnosticou? Só eles fecham esse diagnóstico. Eu me lembro daquela sua obsessão por uma ressonância, pra provar que você tem TDAH... Para de fugir da vida, cara... Encare as pessoas, situações... Agora mesmo você vai envelhecer e não terá vivido nada.. Para de se rotular como um doente. Já pensou se o psiquiatra disser que você não tem transtorno nenhum? Não terá a quem culpar... Pai autoritário, passado difícil, quase todo mundo teve.... Mude de vida, mude o pensamento...

    ResponderExcluir
  3. sobre a familia eu te entendo Ikki... não falo com meu irmao mais novo desde o ano passado.
    Minha mãe é pior ainda e meu pai sei la ele é como sua mãe só que não esta nem ai..
    Mas a diferença é que eles sabem do meu problema e nao estao nem aí..
    Não ter o suporte da propria familia nas horas dificeis é muito doloroso.
    Mas eu resolvi vencer sozinha, provar que sou melhor que meu irmão, mais madura, mais responsavel em tudo...
    eu to rezando todos os dias agradecendo como eu te disse...
    se cuida
    abraços

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.