quinta-feira, 12 de julho de 2012

Um Ohar Mais Humano

Durante muito tempo me habituei à rotina de acordar todo dia de manhã às 06h30min, me arrumar e pegar dois ônibus para a faculdade e não é só isso, nestes dois últimos anos atuei como estagiário na clínica de fonoaudiologia da universidade atendendo pessoas humildes e sem recursos para pagar um profissional particular.
Como futuro profissional da saúde, digo o seguinte: O curso me tornou mais humano possível, ou seja, peguei diversos casos em que pacientes iam para a terapia e no final desabafavam os seus problemas para mim.
Sem querer invadir a área da psicologia, posso dizer que além de atuar como estagiário de fonoaudiologia, eu acabei usando um pouco da psicologia. Quero deixar bem claro que se chegar uma pessoa com problemas emocionais, fora os que a fono trata, a primeira coisa que faço é encaminhar este paciente para avaliação psicológica.
Mesmo assim penso que como terapeuta é preciso estabelecer um bom vinculo com o paciente, desde que isso fique só no consultório.
Lembro de uma paciente que atendi, ela chegou muito abatida, com quadro de depressão e sem condições para que realizasse a minha terapia. O que foi que eu fiz? Conversei um pouco com ela, falei sobre algumas questões da vida, tentando reforçar o que tinha de bom e a liberei deste atendimento com a promessa de que na próxima sessão esta viria mais disposta e animada.
Há casos e casos. Por tudo o que passei na vida e tudo o que vi nestes 6 anos de curso, procuro olhar as pessoas com um olhar mais humano possível.
O meu papel como profissional da saúde, mais precisamente como fonoaudiólogo será fazer o melhor pelos meus pacientes. É desta forma que pretendo atuar.

Um comentário:

  1. oi ikki. meus parabéns por pensar assim, pela sua humanidade com relação aus seus pacientes. vai em frente, tu ainda vai alcansar o que a vida tem de melhor pra dar.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.