terça-feira, 2 de agosto de 2011

Começando a ter confiança

Hoje foi um dia no qual, de certa forma posso dizer que venci. De manhã tivemos "estágio de audiologia" a onde revisamos algumas partes relacionadas a audiologia como os tipos de perdas e os exames de imitanciometria. À tarde tive "estágio de ambiente e trabalho" só que me esqueci do horário tanto que uma colega venho me chamar no consultório a onde me encontrava, estava quase dormindo, pesquisando sobre "nervovestibulococlear" e parte anatomo-fisiológica da orelha.

No "estágio de audiologia" retomamos conceitos importantes sobre a imitanciometria, PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído) e Presbiacusia (surdez que acomete pessoas da terceira idade). A parte mais bacana foi quando nos separamos em grupos para um avaliar o outro, ou seja, fizemos o exame de imitanciometria e ao contrário das outras vezes que me sentia inseguro para fazer tal avaliação, desta vez estava confiante a tal ponto de auxiliar o colega que aplicava o exame em mim.

Minha dificuldade ficou por conta da parte lógica pois precisava entender o que estava fazendo, tirando isto, foi tranquilo.

Terminado o "estágio de audiologia I" fui para o centro para ver se o carimbo que encomendei estava pronto, porque como sou estagiário e preencho pastas de pacientes, só a minha assinatura não é o suficiente. Cheguei no lugar a onde havia encomendado o carimbo, mas não estava pronto. Passei no mercado e comprei alguma coisa pra comer e beber e depois voltei pra faculdade. Detalhe: tanto a ida e a volta, fiz o trajeto a pé pegando um vento bem gelado característico do inverno do Sul.

Chegando à faculdade, fui direto pra Clínica, entrei num dos consultórios e fiquei até... acessando e-mails e pesquisando quando de repente minha colega me chama dizendo que a professora estava me esperando. Havia esquecido de que tinha "estágio de ambiente e trabalho". Desliguei o computador e fui até a sala a onde estavam minhas colegas e professora. Elas perceberam que eu estava "dormindo", mas mesmo assim a professora retomou a aula e eu tentando não "apagar" até que compreensivelmente fizemos o intervalo e aí aproveitei pra acordar tomando um bom café.

Após o intervalo continuamos com a aula, estávamos discutindo a respeito das diretrizes do estágio de audiologia ocupacional, revimos também os tipos de surdez e a professora pediu que fizemos o exame de audiometria uns nos outros.

Primeiro foi uma das colegas a ser avaliada enquanto que a outra aplicava o exame e nisso estava eu, do lado dando todas às coordenadas para a colega sobre o funcionamento do audiômetro. Depois com a outra foi à mesma coisa, eu ia mostrando como era, as frequências, a intensidade que deveria ser diminuída até achar o limiar de audição (que é o mínimo de intensidade que podemos escutar).

O fato de estar ajudando as minhas colegas fez com que me sentisse muito bem porque em primeiro lugar: gosto de ajudar e em segundo que eu, estava provando que tinha domínio do assunto, do funcionamento do audiômetro.

Quando elas terminaram a audiometria foi a minha vez de ser o "cobaia", coloquei os fones nas orelhas e a cada apito ia respondendo até que não conseguia mais distinguir o "apito" do zumbido, tenho um problema sério com isso, mas só acontece quando estou em locais com bom isolamento acústico como é o caso da cabine da audiometria. Foi engraçado porque não sabia o que estava ouvindo e as minhas colegas até riram de mim, mas não no sentido de debochar. Procurei me concentrar e terminamos com a audiometria.

Mostramos os resultados das avaliações pra professora e semana que vem retomaremos porque como os meus limiares ficaram um pouco abaixo terei que fazer a via óssea (em outro momento explico o que é).

Então, apesar do frio o dia foi perfeito e após o estágio, tive aula de "otoneurologia", menos mal que a aula foi rápida durando apenas uma hora, já que na outra semana será em horário diferente.

São muitas coisas acontecendo, o tempo é algo que terei aprender a administrar porque terei os estágios e o TCCI. Parece mentira, mas estou quase lá.

Abraço a Todos!
O Guerreiro Tá na Luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.