segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A 1ª Consulta com o Psicólogo

Vocês perceberam como eu estava ansioso e preocupado. Ansioso por causa da consulta que transcorreu tudo bem e preocupado porque estou com "um chumbo" nas costas, ou seja, tenho que fazer onze cadeiras.

Fiquei até as 16h00min na faculdade "matando" tempo, queria olhar alguns vídeos no Youtube para me distrair, mas não deu porque a internet estava lenta e por isso resolvi escrever, mesmo que repetisse tudo que mencionei antes.

Peço desculpas para quem lê estas páginas virtuais e depara-se com repetições por vezes excessivas.

Atualmente vivo um drama que é à volta para o curso de fonoaudiologia e o número abusivo de cadeiras que terei que fazer.

Bem, sai da faculdade, peguei o ônibus e cheguei ao centro. Encontrava-me ansioso porque queria falar tudo que fosse possível já na primeira consulta, mas para quem estuda na área da saúde, sabe muito bem que a primeira consulta o profissional da área de saúde faz uma Anamnese (uma entrevista a onde pega todos os dados pessoais do paciente e o que levou a buscar o atendimento) e a partir daí começa-se a inteirar a respeito do paciente.

Cheguei ao consultório e aguardei até ser chamado, não tinha nenhuma recepção, nada. De repente sai uma paciente e o doutor Fábio me chamou. Se apresentou e me convidou para entrar no consultório.

Ele foi bem legal comigo, se mostrou bastante interessado em me ajudar, inclusive disse que se precisasse poderia ligar pra ele a qualquer hora.

Começamos a conversar e ele perguntou qual o problema que me afligia e aí falei tudo, contei de como ingressei na faculdade, dos desentendimentos que tive com o meu pai e outras coisas também, mas o que mais conversamos foi sobre o meu relacionamento com o meu pai e sobre o curso de fonoaudiologia.

Falei pro doutor que meu pai era uma pessoa bastante rígida e que tinha insegurança, ou melhor, medo dele pelo fato de ele ser uma pessoa bastante agitada e impertinente.

Comentei sobre a quantidade de cadeiras que terei que fazer e o doutor Fábio ficou chocado e até usou uma figura de linguagem mais ou menos assim: é como se eu tivesse duas armas apontadas para mim e fosse obrigado a fazer o que me fosse solicitado. Essas duas "armas" são a coordenadora do curso e o meu pai.

Conversamos bastante, mas o restante ficará para a próxima consulta quando o Doutor Fábio se situar ainda mais a meu respeito. Ele foi bem acessível quanto a valores. Geralmente ele cobra R$ 80,00 a consulta, mas como tenho plano de saúde pagarei apenas R$ 50,00 por consulta.

Então tenho que erguer as mãos para o céu e agradecer porque finalmente o meu pai está disposto em me ajudar, embora que esteja chateado por ter mentido a respeito das minhas reprovações. Não devo e nem posso tirar a razão dele, mas como escrevi inúmeras vezes, só resolvi mentir porque temia a sua reação.

Terminada a consulta liguei para a minha madrasta e conversei a respeito do psicólogo, de como ele era e também sobre as cadeiras que terei que fazer. Ela ficou apavorada e até chegou a comparar a minha professora com a sua porque ambas acham que a gente consegue se "matar" estudando.

O que me deixou satisfeito foi quando ela me disse que todas as pessoas mais próximas do nosso convívio estavam preocupadas comigo e que torciam muito por mim.

É uma injeção de ânimo saber que as pessoas estão do seu lado e te compreendem.

Terminei de falar com ela e fui dar uma volta no Shopping, embora à conversa com o Doutor Fábio tenha sido produtiva ainda estava bastante preocupado e tenso porque isso não se faz com nenhum acadêmico.

Voltei pra casa e ao subir a minha rua, pedi a Deus que tudo transcorresse bem e que meu pai não brigasse comigo e ele ouviu as minhas preces.

Entrei em casa, o cumprimentei e falei a respeito do preço da consulta e ele achou barato. Comentei a respeito do número de cadeiras e ele me disse que falará pessoalmente com a coordenadora porque isso que ela está fazendo é antipedagógico.

Amanhã irei pra uma das aulas e ele falará com a professora. Se meu pai conseguisse diminuir o número de disciplinas eu com certeza iria tentar me esforçar, ainda mais que estou indo no psicólogo e também logo, logo me chamarão na faculdade para ser atendido pelo núcleo de apoio psicopedagógico.

Tudo o que eu quero é me encontrar e me estabilizar. Creio que com a ajuda do doutor Fábio, eu possa conseguir isso.

Abraço a Todos!

2 comentários:

  1. A consulta com o psicólogo é uma ótima oportunidade amigo, aproveite esta chance e não tenha medo de falar tudo o que sente, afinal ele é pago para isso.

    Você merece ser feliz amigo!

    Um abração!
    A luta continua!

    ResponderExcluir
  2. olá. fiquei muito feliz em saber que tu se deu conta do motivo da tua depressão e voltou a faculdade. parabéns pela atitude!
    quando ao numero de cadeiras, fica rilex que vai dar tudo certo. tu vai dar conta.
    com certeza, se mantendo ocupado, voce vai melhorar mais rápido. boa sorte!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.