quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Não Deixe Pra Depois o Que Pode Ser Feito Agora

Não deixar pra depois, pra última hora o que pode ser feito agora é uma das máximas da vida de um ser humano, principalmente deste que vos escreve. Tenho um grande problema de organização, uma das características do Déficit de Atenção. Sou daqueles que vai deixando tudo acumular até "a corda apertar no pescoço" e até penso que sou sadomasoquista, pois parece que não aprendo mesmo.
A psicopedagoga cobrou de mim o uso da agenda, porém relutei e muito para usá-la, não consegui me adaptar. Contudo a coordenadora do meu curso montou um cronograma para mim com os horários destinados para cada atividade e confesso, assim está sendo bem melhor apesar de estar em débito em relação às avaliações dos meus pacientes.
O tempo é tão escasso que você só o valoriza quando está cheio de coisas pra fazer. Costumo brincar dizendo, "não tenho tempo pra nada, nem pra limpar a bunda”.
Ontem passei por uma situação constrangedora, devido à sobrecarga que ando tendo, não preparei a terapia para os pacientes e dei prosseguimento à conduta da semana anterior. A professora cobrou de mim algumas coisas que havia solicitado e eu não fui atrás. Menos mal que ela é tranquila, mas fiquei bastante envergonhado, pois estava junto com os colegas.
Hoje a situação foi outra, vim mais ou menos preparado para aplicar as terapias nos pacientes, só que, no entanto durante a supervisão do estágio a professora cobrou de mim a avaliação fonológica de uma paciente que fiquei de fechar e pediu que a procurasse pela tarde com tudo pronto para podermos discutir um modelo de terapia.
Quebrei a cabeça e contei com a ajuda de uma colega para fechar tal avaliação, procurei a professora e nada; então mandei um e-mail desde já só pra dar um "sinal" de que havia feito o que tinha me cobrado de manhã.
Estas avaliações são tão chatas de fechar, exige um raciocínio clinico bom porque é um paciente que está ali e precisa de ajuda e quando não conseguimos fazer, a situação complica.
Então é preciso ter responsabilidade para honrar compromissos e é isto que estou buscando para mim e tenho certeza: Vou conseguir!
Abraço a Todos!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Preocupações...

Escrever TCC é algo complicado quando as idéias não fluem e você não conseguem colocar um posicionamento diante da pesquisa.

Estava a pouco fazendo algumas correções e provavelmente vire a noite acordado porque tenho orientação de TCC e pacientes para atender amanhã.

Tudo tem sido tão corrido que aos poucos vou me desprendendo de algumas coisas que antes fazia como ficar na internet vendo vídeos sem fazer algo de grande relevância.

Ontem e hoje passei fiquei direto na clínica estudando e quebrando a cabeça para fazer o TCC. Já disse, se você quer pagar os seus pecados, faça um TCC.

Mas não é só isso que preocupa ontem à tarde a professora perguntou para minhas colegas e eu, se tínhamos horas complementares cadastradas, isso é curso de extensão, atividade extracurricular com certificados. Preciso ter 120 horas de atividades para junto com o trabalho de conclusão conseguir colar o grau.

Terei que ver isso e o pior de tudo é que não tenho tempo pra nada.

Enfim hoje foi mais um dia que não tem hora pra acabar. As dificuldades são muitas, mas estão aí para serem superadas.

Sigo lutando.

Abraço a todos!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Disposto a Lutar Até o Fim

O "Guerreiro" está de volta e disposto a lutar até o fim. Foram muitas vezes em que falei esta frase e creio que continuarei falando após intercalar momentos de melancolia e estabilidade.

Minha vida é a minha luta, esta é a minha sina, provar pra mim mesmo que sou capaz porque eu sei que posso.

Mudar a forma de pensar é algo complicado quando se está habituado a pensar e agir de uma forma. Vejam só, acordei bem e ao chegar na parada do centro para pegar o ônibus para a faculdade encontrei minha colega, fui até o seu encontro e a cumprimentei com um beijo e um abraço. Ela perguntou como estava e eu respondi que bem, ainda mais com o dia que estava bonito.

Depois cheguei a faculdade e entrei direto no consultório, abri pastas, peguei jogos e comecei a atender meus pacientes. Feito isso fui pra supervisão, mas não fui tão bem porque tem algumas partes das avaliações dos pacientes faltando e também há dificuldades de minha parte explicar o porque de estar seguindo um modelo de terapia.

Bem, a supervisão terminou e fui direto para o computador pois precisava concluir os slides de audiologia ocupacional, nem almocei, mas depois dei "uma fugidinha".

Começou o estágio de audiologia ocupacional e fiz audiometria de dois funcionários da faculdade. Diferentemente das outras vezes, sentia-me seguro e não estava nervoso, tanto que a professora elogiou o meu desempenho ao fazer as audiometrias.

Preenchi os protocolos e começamos a apresentar os slides, cada um teria que montar uma apresentação no Power Point como se fosse realizar uma palestra de audiologia ocupacional. A professora perguntou "quem começa?" Eu posso começar, respondi.

Tentei ser o mais espontâneo possível e tirando algumas falhas que tive na elaboração da apresentação, posso dizer que fui bem. Minhas colegas também apresentaram e a professora pediu que juntássemos o que cada um tinha feito para a próxima semana.

Terminada as apresentações a professora começou com a aula de otoneurologia e hoje tínhamos que apresentar quinze questões da prova respondidas e foi bem tranqüilo, de quebra levei na carona uma colega que não havia respondido as questões. Como podem ver sou um cara tri parcero.

O dia foi longo e a aula de otoneuro terminou as 19:00, fui para a biblioteca pesquisar tccs e comecei a fazer as correções no meu e espero poder concluir amanhã.

O dia foi maravilhoso e que amanhã seja melhor ainda.

Abraço a todos!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

É Hora de Lutar e se Dedicar

Estou aqui novamente, olho para janela e vejo o sol maravilhoso do fim da tarde. O meu dia teve oscilações, mas creio que a partir de agora tenha incorporado novamente aquele rapaz disposto e cheio de vontade para mudar e melhorar.
Inúmeras vezes escrevi que mudar não é fácil, mas é preciso. Hoje vejo que é necessário nós nos aceitarmos do jeito que somos. As falhas estão aí, mas não é só delas que vive o homem, as suas qualidades também tem que ser valorizadas.
É tão fácil reclamarmos de tudo e nos autodepreciar e é tão difícil reconhecer aquilo que temos de bom.
Devo confessar que ontem estava completamente desmotivado, porém depois da consulta com psicólogo passei a me sentir melhor e disposto a encarar esta correnteza.
Na verdade venho passando por diversas provas e sei que ao final de tudo isso sairei vencedor e acima de tudo mais maduro.
O fato de voltar a escrever neste espaço talvez contribua para que me sinta melhor. Confesso! Estava com saudades, mas não com saudade de só vir no blog para postar reclamações e lamentações e sim de poder usar este espaço para de alguma forma ou outra poder ajudar quem realmente passa por maus bocados com a depressão.
E a depressão é um assunto que tem que ser tratado com todo o cuidado porque para muitos é difícil aceitar conselhos e sugestões. Seguindo naquela lógica "falar é fácil, mas na prática é bem diferente". Até concordo com esta afirmação, porém se pararmos por um segundo pra pensar na saúde que temos e a condição em que vivemos, para pensar que na vida a felicidade não é algo impossível, desde que se lute "arregaçando as manga".
Para aqueles que dizem "eu sou um fracassado (a)", digo apenas o seguinte: fracasso é você ver a situação em que está e não fazer nada para mudar.
Quando realmente decidi me esforçar para passar nas cadeiras da faculdade vi que ali não tinha um rapaz fracassado, mas sim esforçado tentando fazer o máximo para conseguir aprovar e o que aconteceu? Passei, venci e venci pelo esforço e dedicação.
Então é hora lutar e se dedicar porque só assim é que conseguimos vencer até as mais árduas batalhas.
Abraço a Todos!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Volta e o TCC

Ainda não tive coragem de deletar este blog, embora tenha criado um novo que é "Tocando em Frente". Na verdade este blog foi o começo de tudo, inclusive já mudei de nome algumas vezes tentando procurar uma identidade certa, mas não encontrei.

Não me considero depressivo, muito pelo contrário sou uma pessoa alegre que gosta animar, fazer palhaçada, falar bobagem, mas como muitos por aí, eu também tenho altos e baixos.

Talvez tenha tido um período de depressão, porém hoje apesar não ter a vida, os amigos e a namorada que quero, posso me considerar como apenas uma pessoa que precisa lidar com os seus altos e baixos.

É até engraçado, mas quando atendo os pacientes adultos procuro agir mais ou menos como um psicólogo, motivando-os fazendo entender que apesar de suas falhas, limitações eles são excelentes pessoas.

Meu psicólogo certa vez disse que aquilo que falo para os meus pacientes é como se fosse um espelho, ou seja, o que eu digo para eles serve pra mim também.

Gosto de fazer isso é um lado que tenho, embora que eu muitas vezes precise ser motivado porque não é fácil ter que se preocupar com doze pacientes e TCC juntos.

Ontem até pensei: "Acho que pagarei todos os meus pecados com este TCC".

Tenho encontrado sérias dificuldades para escrever e estou perdido, pois a professora que me orienta é a coordenadora do curso e está quebrando um galho porque a professora que eu queria para me orientar saiu da Universidade e as outras que ainda continuam estão sobrecarregadas com as outras colegas.

E como meu trabalho é voltado para a área de voz fica dificil porque a coordenadora é especializada em Motricidade Orofacial e Linguística.

Antes de voltar a fazer uso deste espaço, comecei a refazer partes do TCC e até não descarto de mudar o assunto, pois estou mais perdido que cachorro caído do caminhão da mudança.

Curioso que no outro blog tentei escrever algo a pouco, mas não consegui, vim pra cá e já consegui escrever algumas linhas dividindo as minhas angustias e pensamentos.

Vou voltar a fazer uso deste espaço dando continuidade à história que comecei aqui com a primeira postagem datada em 04/03/11.

Então é isso. O blog continua e a luta também para que tudo melhore e eu possa fechar o ano com chave de ouro.

Abraço a todos!