quarta-feira, 31 de março de 2010

Porque é tão difícil a gente ser compreendido?

Boa tarde, embora não esteja assim tão boa, fiz esta pergunta, a mesma que muitas pessoas com o mesmo problema que eu fazem. Será que para os nossos pais, conhecidos, familiares etc. é tão complicado de se colocar no nosso lugar e entender o que sentimos.
Ontem após ter matado aula de novo e perambulado pelas ruas distribuindo curriculum tenho um desgaste a mais. Minha madrasta está muito preocupada comigo e percebe coisas que meu pai não enxerga, então ela ligou para o meu médico só que quem atendeu o telefonema foi sua esposa que ela já conhecia e foi elencando todas as coisas que me afetam como este desânimo que não é normal para a minha idade (22) enfim. Terminada a ligação meu pai falou para a minha madrasta que era isso mesmo e tava na hora de parar esse nhenhe (acho que é assim que se escreve), dai foi a gota para eu botar pra fora minha raiva, frustração e preocupação que não é só comigo mas também com outras pessoas da minha família.
Meu pai pensa que estou assim porque quero e que não tenho força de vontade retruquei dizendo-lhe que se estou assim não é porque quero e deixei claro que hoje sou uma pessoa bastante nervosa que se estressa por qualquer coisinha, preocupado com o meu futuro em relação a eu estar fazendo uma faculdade que eu não gosto e a minha tristeza por não ter amigos com quem pudesse conversar, sair, mas não adianta, talves se eu cortasse os pulços e fizesse uma bobagem daí ele iria se arrepender e muito quando o filho dele muitas vezes precisou de ajuda e nunca teve.
Espero que as coisas mudem e que tudo se ajeite.
Me desculpem o desabafo.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Boa Tarde!!!

Poderia estar melhor se não tivesse este tempo nublado. Confesso que prefiro assim, esta temperatura amena e sem o calor escaldante que teve há alguns dias. Sou do Outono mais precisamente do inverno, verão para mim é só praia onde eu posso relaxar as idéias pisar naquela areia, liberando toda a carga negativa que trago e entrar no mar sentindo as ondas baterem nas minhas costas purificando meu estado de espírito. É isso!!!


Alguns talves devem estar estranhando o fato de o Douglas não estar mais postando aqui, de fato a pessoa que faz as postagens é a mesma, só o nome que eu resolvi mudar. Por razões pessoais não quero que algumas pessoas que conheço descubram que tenho um blog voltado para temas como Distimia e Depressão, então a partir de agora sou o Ikki, este nome tem alusão ao personagem dos Cavaleiros do Zodíaco (desenho japonês) que representava a Fênix, a ave que segundo a mitologia renasce das cinzas. Procuro encarar desta forma e renascer, pois todos os dias a gente morre e renasce.

domingo, 28 de março de 2010

Recomeça o Martírio

Mais uma semana que começa e eu estou num desânimo total. Se pudesse faltaria todas as aulas que tenho esta semana estou sem paciência, até porque eu quero e preciso arranjar um emprego, coisa que não é fácil.
Vou vegetando, me vejo como um zumbi, sou uma pessoa que já experimentou momentos de profunda felicidade e hoje convivo com esta tristeza e solidão que me acompanham já faz algum tempo.
Mais uma semana em que nada se altera e tudo fica estagnado, agora estou no computador pensando nos meus problemas que tenho que resolver que são: minha faculdade (não gosto do que faço), emprego (preciso arranjar um e ganhar o meu dinheiro), minha mãe que está desempregada, a prestação do meu celular que preciso pagar enfim são tantas coisas que poderia ficar algumas horas elencando tudo o que se passa na minha cabeça e minhas preocupações que não são só comigo. É complicado, pois nada na vida é fácil.
Estou num mal humor que nem eu me aguento, estou saturado, de saco cheio de tudo. Espero logo poder mandar fazer meu remédio e começar a toma-lo.
Durante boa parte da minha vida fui uma pessoa deprimida, desiludida e solitária só que num momento eu pude sentir o gosto da felicidade e descobrir a verdadeira pessoa que existe dentro de mim oposto a esta que era totalmente diferente. Me tornei uma pessoa extrovertida que fazia um monte de imitações, palhaçadas e levantava o astral do pessoal, uma pessoa amiga, parceira mesmo como se diz e hoje encontro-me isolado sem amigos, numa permanente tristeza. Tenho oscilado bastante, mas se pudesse agora, eu iria para algum lugar tranquilo onde me sinto bem: A Praia

sexta-feira, 26 de março de 2010

Matando aula de novo 3!

Aqui estou. Mais um dia que se passou, mais um dia que matei aula. Hoje quando estava indo para a aula me dei conta de que não havia lido o texto que o professor mandara, e como nesta aula só tem 2 pessoas: eu e mais uma colega, não haveria como fazer o debate que sempre fazemos todas as sextas-feiras. Pensei...Estou atucanado mesmo, vou conferir o número de faltas e vi que ainda podia faltar, não pensei 2 vezes resolvi matar aula de novo. Estou de saco cheio da faculdade e mais preciso encontrar um emprego para poder ganhar meu dinheiro e poder respirar aliviado. É não fácil, temos que enfrentar um leão por dia ou mais. E você tem alguma situação que não consegue contornar?

quinta-feira, 25 de março de 2010

Matando aula de novo! 2

Sobre o post: Uma Esperança! Quero deixar claro que não fiz a regressão, e que provavelmente daqui a dois meses farei com com intuito de tentar descobrir a causa desta minha depressão ou distimia (já que ocilo bastante no humor).
--------------------------------------------------------------------------------
Hoje matei aula, como sempre faço quando vejo que estou numa situação embaraçosa na faculdade. Estou no Campus I da faculdade, navegando na internet, vendo as notícias e postando aqui no blog. Estou me sentindo um vadio! Mas fazer o que? Vivo numa turma rodeada de mulheres e a professora dá umas atividades complicadas de realizar, além de ser estressante. Daqui a pouco vou para o meu serviço tentar vender tevê por assinatura, não é fácil, vou esperar o .....me dar os R$ 50,00 e depois de 2 dias eu largo, vou fazer panfletagem que eu ganho muito mais, além de um boné, um protetor solar e água rsrs. Fui!!!!!

Espero que algum milagre aconteça!!!!!

Uma Esperança!

Ontem fui consultar com um médico especializado em medicina psicossomática (homeopática), na verdade iniciei o tratamento que foi interrompido devido a dificuldades financeiras. Posso resumir a minha consulta antes e depois, lógico. Porque escrevi isso? Bom, antes de consultar estava muito pra baixo, deprimido, mal enfim. Este médico conversou muito comigo e me escutou também, sempre fazendo colocações importantes.
Falei pra ele que havia me tornado uma pessoa relaxada, no sentido de que sempre gostei de ver tudo no seu devido lugar e hoje vivo no meio da bagunça que é o meu quarto; pra fazer tarefas domésticas parece ser um sacrifício pra mim, disse que ando sem vontade, desanimado e que não tenho o poder de controlar o meu humor e com isso as pessoas acham que faço tudo de má vontade e que sou desinteressado. Isso não é verdade.
Então entramos no assunto de regressão, fato que sempre me interessei tanto que acabei comprando e lendo alguns livros de Brian Weiss que tratam o assunto. O Doutor me falou que esta terapia pode me ajudar e muito a desenlaçar alguns nós da minha vida e fazer com que eu possa me conhecer melhor e descobrir porque passo por diversas situações difíceis. Lógico que algumas pessoas não vão se curar na 1ª sessão de regressão, mas muitos dizem e este médico me falou a pessoa se sente mais aliviada e eu até complementei dizendo “é como se realmente eu pudesse me livrar do peso do mundo que carrego nas costas” é isso aí que acontece.
Fica aí a dica para o pessoal que sofrem de distimia e depressão. Façam regressão, pois isto poderá fazer você enxergar e descobrir muito sobre você.

segunda-feira, 22 de março de 2010

O que é Distimia?

Talvez muitos se perguntam o que é distimia, termo para alguns, pouco conhecido. De fato quando criei este blog pensei no fato de trocar informações, idéias enfim, mas no final acabei postando fatos que acontecem comigo durante a semana mostrando como encaro a distimia. Pois bem, logo abaixo tem uma explicação pra tudo isso e de fato quem tem condições de pagar um tratamento deve fazê-lo.
=============================================
A Distimia é um estado depressivo crônico que costuma aparecer na adolescência ou na infância.

OBS.: O diagnóstico Distimia substituiu outros como "Neurose Depressiva", "Depressão Neurótica", "Neurastenia", "Melancolia", "Transtorno Depressivo de Personalidade".

1) Qual é a "fama" da pessoa Distímica ?:

Melancólicas, depressivas desde a infância ou adolescência.

Baixo astral, pessimistas, reclamonas, encucadas.

Perfeccionistas que não têm muita tolerância para as imperfeições dos outros.

Auto-estima baixa e auto-crítica alta.

Dificuldade para confraternizarem.

Desenvolvimento profissional pode ser prejudicado pela dificuldade de relacionamento com colegas.

2) Desenvolvimento:

Geralmente as distímicas recebem estímulos negativos no trabalho, nas atividades sociais, nos namoros. Isso reforça sua visão negativa do mundo.

Sucesso atrai sucesso, dinheiro atrai dinheiro, poder atrai poder, sorte atrai sorte, beleza atrai beleza, Distimia atrai isolamento social, rejeição, falta de convites, etc.

Quanto mais cedo a Distimia começar, mais vai prejudicar os relacionamentos.

3) Comorbidades (concomitância de outras patologias):

Quase todas as distímicas irão ter fases de Depressão mais fortes do que a Distimia habitual (Depressão Dupla). Geralmente o tratamento dessas fases depressivas muda o humor da paciente para um nível melhor do que o humor Distímico anterior.

Ataques ou Síndrome do Pânico.

Obsessividade, perfeccionismo.

Cefaléias e Enxaquecas.

TPM.

Prisão de ventre.

Sazonalidade, isto é, piora com tempo cinza, chuvoso, sem Sol.

Quando a Distimia for tratada, provavelmente as comorbidades irão melhorar “por tabela”.

4) Causas:

Relações familiares complicadas na infância.

Separação dos pais.

Orfandade cedo.

Pais muito bravos, agressivos, Distímicos.

Famílias com maior incidência de Depressão, Pânico e DOC (ou TOC)

Famílias com Transtornos de Personalidade, Alcoolismo, Drogas.

Doenças incapacitantes e limitações físicas como cegueira, surdez, amputações, lesões de medula, dificuldades de locomoção.

Reações duradouras provocadas por Stress pós Traumático.

5) Incidência:

Pode ocorrer desde a infância, mas é mais freqüente na adolescência. Para cada homem existem cerca de 3 mulheres com Distimia. A incidência geral na população é cerca de 3%.

6) Tratamento:

Distímicas não gostam de remédios, mas o tratamento com Antidepressivos melhora a vida delas, de seus amigos e familiares.

A Psicoterapia (mais medicação) é mais importante do que na Depressão.

Por isso, a combinação de Psicoterapia mais Medicação é muito positiva.

Fototerapia: se houver sazonalidade na evolução da Distimia, a Fototerapia pode ajudar. bastante

7) Tem Cura?

Sim. Por dois motivos?

Primeiro que a medicação funciona bem e não tem problema em tomar muitos meses.

Segundo que a Distmia é um círculo vicioso: melancolia -> espírito reclamão -> amizades reclamonas -> isolamento social-> feed backs negativos -> baixo astral -> depressão.

A melhora, com a medicação e a terapia provoca um círculo virtuoso: melhor astral -> menos reclamações -> menos isolamento -> situações de vida melhores -> feed backs positivos -> estímulo para uma vida mais pazeirosa.

Com o tempo a pessoa começa a funcionar de modo automático de modo mais alegre e pode ficar sem o remédio.

Fonte: http://www.mentalhelp.com/distimia.htm

Hoje estou melhor!

Posso dizer que estou bem, mas não sei como vou estar me sentindo amanhã. Enfim cada semana encaro como um recomeço difícil.
Tive prova hoje de manhã e só estudei minutos antes de começar a fazê-la. Acho que fui bem (mal hehehehehe) quem sabe eu consiga ir bem mesmo sem estudar. Algumas vezes eu nem precisava estudar e ia bem nas avaliações.
Bueno, agora à tarde vou para a empresa de tevê a cabo, onde trabalho mais de 6 horas pra recolher meus R$ 50,00. É dose! Estão se aproveitando por eu ser de fato uma pessoa sem malícia, que é que fica trabalhando, tentando vender assinaturas de tevê a cabo pra ganhar só 50 pratas. Francamente! Esta semana quero retomar minha busca incessante por emprego. Espero que as coisas melhorem. E você passa por alguma situação parecida?

sábado, 20 de março de 2010

Uma música que diz tudo!

A Via Láctea
Legião Urbana
Composição: Dado Villa-Lobos/ Renato Russo/ Marcelo Bonfá

Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz...

Mas não me diga isso...

Hoje a tristeza
Não é passageira
Hoje fiquei com febre
A tarde inteira
E quando chegar a noite
Cada estrela
Parecerá uma lágrima...

Queria ser como os outros
E rir das desgraças da vida
Ou fingir estar sempre bem
Ver a leveza
Das coisas com humor...

Mas não me diga isso...

É só hoje e isso passa
Só me deixe aqui quieto
Isso passa
Amanhã é um outro dia
Não é?...

Eu nem sei porque
Me sinto assim
Vem de repente um anjo
Triste perto de mim...

E essa febre que não passa
E meu sorriso sem graça
Não me dê atenção
Mas obrigado
Por pensar em mim...

Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz
Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho...

Quando tudo está perdido
Eu me sinto tão sozinho
Quando tudo está perdido
Não quero mais ser
Quem eu sou...

Mas não me diga isso
Não me dê atenção
E obrigado
Por pensar em mim...

Não me diga isso
Não me dê atenção
E obrigado
Por pensar em mim...

Preciso sair dessa!!!

Como começar? Bom hoje resolvi não trabalhar, talvez muitos vão se perguntar por quê. Pois bem, há algum tempo distribui currículo por tudo que é lugar e num desses lugares vi algo que me chamou muita atenção: Uma empresa de tevê por assinatura estava contratando pessoas com ou sem experiência para trabalhar na área de vendas, pensei que esta talvez fosse à chance de conseguir um trabalho, ganhar meu dinheiro para comprar minhas coisas ou ajudar nas despesas de casa. QUE NADA!!!
Fiz um treinamento no qual consiste em ligar para as pessoas e tentar vender o produto, pensei que iria ter um salário e que ganharia comissão por aquilo que eu vendesse. QUE NADA!!!
Logo foi passado para mim que eu ganharia só pelo que eu vendesse e teria uma ajuda de custo de R$ 50,00 por semana. Enfim resolvi embarcar no barco e assumir o papel de trouxa, pois está sendo difícil desempenhar na empresa e semana que vem irei vender o produto na rua, mas estou pensando seriamente em pegar meu boné e dar no pé. Me sinto um escravo e se aproveitam de mim porque não tenho malícia. Minha cabeça está a mil e agora estou no CAMPUS I da Universidade onde estudo e daí me pergunto: Porque vou me sacrificar seis horas ou mais a semana inteira inclusive nos sábados pra ganhar 50 pila por semana. Realmente sou um troxa mesmo!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Mudanças!!!!

Depois de algum tempo estou fazendo uma postagem. O título deste blog é Encarando a Distimia, de fato é difícil encará-la, não é fácil. As vezes numa semana estou bem, animado..., mas nas outras encontro-me completamente deprimido. Complicado de entender.
Durante boa parte da minha vida sempre fui uma pessoa caprichosa e organizada que não podia ver bagunça e sujeira. Meu quarto era sempre organizado tudo no seu mais devido lugar. Fazia as coisas mais simples com vontade e hoje completamente sou diferente. Sou uma pessoa desorganizada, sem vontade e sem ânimo para nada. Quando o bom humor está presente consigo cantar com vontade, mas quando está ausente canto sem entusiasmo. E você como encara a distimia ou a depressão?

quinta-feira, 11 de março de 2010

Estou matando aula de novo!!!! 1

Estou aqui no laboratório de informática da faculdade, escrevendo, desabafando de alguma forma ou outra. Estou matando aula e se faço isso não é porque quero e sim para me afastar de um mundo em que eu não faço parte, a onde eu entro na sala de aula e tento encarnar um personagem para não deixar transparecer meu desânimo, minha apatia e minha falta de vontade de estar ali aprendendo e adquirindo conhecimento. Cansei de fingir, de fazer este teatrinho minha "cabeça" não está boa nem para fazer atividades em aula, ou os afazeres de casa como arrumar o quarto ou ajudar a lavar a louça. Me irrito por qualquer coisa, até para solucionar alguns problemas típicos de computador mas posso dizer que ainda me resta um pouco de paciência para escrever e expor aquilo que estou sentindo. É muito complicado!
Tudo o que eu mais quero agora é ficar sozinho e não ter ninguém por perto. Ficar só, eu com a minha dor, minha tristeza e o vazio que carrego dentro de mim.

Que semana difícil!!!!

Não está sendo fácil, agüentar tudo, fingir que nada está acontecendo. Estou no meu limite. NÃO AGUENTO MAIS!!! Cada dia que passa me sinto mais só, sem perspectivas e objetivos. Está muito complicada esta luta contra a depressão. A tristeza é um ponto de partida onde tudo é solidão, talvez eu devesse acreditar num novo dia ter esperanças, mas não consigo.
Até onde vai tudo isso? Não sei espero encontrar a resposta desta e outras dúvidas que pairam na minha mente.

quinta-feira, 4 de março de 2010

1ª Postagem

Estou Aqui. Faz tempo que criei o blog, mas nunca tive coragem de postar nada a respeito do que eu passo enfrentando este desequilíbrio emocional chamada DISTIMIA. Finalmente resolvi sair de cima do muro e dividir com todos como é viver com esse transtorno.
Espero que este blog seja um espaço democrático, onde possamos discutir pacificamente e trocar idéias.